Colocar uma pedra nesse assunto
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1421-22.151-164Keywords:
forma, espaço-tempo, imaginaçãoAbstract
O artigo desenvolve os relatos apresentados no VI Fórum Bienal de Pesquisa em Arte (Pará, 2013) e o submetido ao Seminário Poéticas da
Criação. Discute questões pertinentes a uma proposta prática, integrante
do projeto DeslocamentoFricçãoGalpão/Capanema, contemplado com o
prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, ocorrida em setembro
de 2012 no pátio do Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro. Trata da
realização de um trabalho sem uma forma final, que se constrói a partir da desconstrução de suas próprias partes. Nela, a palavra ASSUNTO, se completa (constrói) com o desmanche de outra parte, constituída pela palavra COLOCAR. A proposta acontece como um happening/oficina. Apresenta uma organização formal subordinada à linguagem, realizada de forma a permitir a geração de significados além do expresso na forma linguística, onde o material pedra e a ação contribuem para o significado da experiência com implicações culturais e associações de tempo e local onde acontece.
Downloads
References
COHN, Sérgio (org.). Ensaios Fundamentais: artes plásticas. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (seleção e comentários). Escritos de artistas. Trad. Pedro Süssekind et al.. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Editor, 2006.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da Escultura Moderna. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LUCIE-SMITH, Edward. Art Now. New Jersey: The Wellfleet Press, 1989.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).