Partitura como anteparo
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1421-22.189-202Keywords:
partitura, anteparo, equivalência, correspondência e paraleloAbstract
O trabalho apresenta uma breve explanação dos processos artísticos que, ao relacionarem música e pintura, trazem à tona as problematizações
do conceito de partitura. Dividimos as produções artísticas em três diferentes modos de aproximar sonoridade e visualidade nas formas de equivalência, correspondência e paralelo. Na relação de equivalência, o anteparo (partitura) é a própria superfície onde estão inscritos a imagem e o som, de que são exemplos os trabalhos de Oskar Fishinger, Norman McLaren e Christian Marclay. Serão abordadas também questões que se referem à ordem da correspondência e de como nessa segunda relação referida existe a invenção de um anteparo (partitura) como nas obras de Klee, Kandinsky e Anestis Logothestis. Apresenta-se, por último, na dimensão do paralelo, a relação histórica da comparação entre as artes, começando pela tradição do Ut pictura poiesis até a especificidade de Greenberg e as formas de hibridação das artes na contemporaneidade.
Downloads
References
BALAKIAN, Anna. O Simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BARROS, Henrique Lins. Música, pintura, física e as leis naturais. Disponível em mesonpi.cat.cbpf.br/e2006/pdf/MPFLU.pdf Acesso
em: 10 de julho 2013.
BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BOSSEUR, Dominique; BOSSEUR, Jean-Yves. Revoluções musicais. Trad. Maria José Bellino Machado. Lisboa: Editorial Caminho,
CAESAR, Rodolfo. O som como imagem. IV Seminário Música Ciência e Tecnologia: Fronteiras e Rupturas. Departamento de Música-ECA. Universidade de São Paulo, julho, 2012. Disponível em: www2.eca.usp.br/smct/ojs/index.php/smct/article/ download/78/
CAMPESINATO, Liliam. Arte sonora: uma metamorfose das musas. Dissertação de Mestrado- Escola de Comunicação em Artes.
Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CAZNOK, Yara Borges. Música: entre o audível e o visível/ 2 ed. São Paulo: Ed. UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008.
CHION, Michel. L´audio-vision. Paris: Editions Nathan, 1993.
FOSTER, Hal. O retorno do real. In: Concinnitas n.8. Revista do Instituto de Artes da UERJ, julho 2005, p.163-186.
KANDINSKY, Wassily. Olhar sobre o passado. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LABELLE, Brandon. Background Noise: Perspectives on Sound Art. New York/London: Continuum Books, 2006.
LABELLE, Brandon; MIGONE, Christof. Writing Aloud: The Sonics of Language. Los Angeles: Errant Bodies Press, 2001.
LACAN, Jacques. Quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Trad. Jacques-Alain Miller. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura. Vol 7: O paralelo das artes. São Paulo: Ed. 34, 2005.
MONDZAIN, Marie José. L´image peut-elle tuer? Paris: Bayard, 2002.
RAMALHO DE CASTRO, R.C. O pensamento criativo de Paul Klee. Per Musi, Belo Horizonte, n. 21, 2010, p. 7-18.
XAVIER, Ismail. Vertov, nascimento do cine-olho, 1924. In: A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2003.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).