A periferia do Centro: produção artística da população invisibilizada do Centro do Rio de Janeiro

Autores

  • Clarisse Monteiro Universidade Federal Fluminense, Niterói

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.117-134

Palavras-chave:

centro, periferia, arte, políticas culturais, exclusão

Resumo

Constituída na dinâmica das interações com e entre pessoas e em diferentes tempos, as cidades não podem ser pensadas como uma entidade apartada de seus moradores. Da mesma forma, é necessário pensar a arte levando em consideração os atores sociais envolvidos em sua produção e fruição. É por essa perspectiva que o presente artigo busca lançar luz sobre o Centro da cidade do Rio de Janeiro e suas características, colocando em pauta uma discussão sobre as noções de centro e periferia consolidadas por um histórico brasileiro de exclusão social, cultural e urbanística. Para isso, apresentaremos algumas produções artísticas de classes populares da região junto ao projeto social Pequenas
Vozes do Carmelo.

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Biografia do Autor

Clarisse Monteiro, Universidade Federal Fluminense, Niterói

Clarisse Monteiro é atriz, arte educadora e mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes (linha de pesquisa
Estudo das Artes em Contextos Sociais) na UFF. Bolsista CAPES.

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

Monteiro, C. (2018). A periferia do Centro: produção artística da população invisibilizada do Centro do Rio de Janeiro. REVISTA POIÉSIS, 19(31), 117-134. https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.117-134