Destempo
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.36376Abstract
O presente texto reflete sobre a fotografia como destempo, que tomo emprestado – palavra e sentido – do escritor João Guimarães Rosa. Rosa usa destempo no romance “Grande Sertão Veredas” e no conto “Sota e Barla”, do livro “Tutaméia”. Destempo é aqui pensado como ponto ou instante, mas com duração, mesmo que mínima, suficiente para dividir esse ponto/instante/destempo em arquivo e rastros fantasmais. Para discorrer sobre isso, a autora recorre à recente palestra de Serge Margel, na qual falou sobre o filme de Chris Marker, La Jetée, “Do spectrum ao speculum – La Jetée de Chris Marker e a montagem contrafactual”; e à entrevista de Jacques Derrida, “Copy, archive, signature: a conversation on photography”, relacionados à ideia de presentidade de Robert Morris. Para a autora, a fotografia produz o outro onde ele não está, no destempo do ponto ou do instante.
Downloads
References
DERRIDA, Jacques. Le toucher, Jean-Luc Nancy. Paris: Galilée, 2000.
DERRIDA, Jacques. Copy, Archive, Signature: a conversation on photography. Stanford University Press, 2010.
DERRIDA, Jacques. Enlouquecer o subjétil. Tradução Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Ateliê Editorial; Fundação Editora da UNESP, 1998.
HEISENBERG, Werner. A parte e o todo: encontros e conversas sobre física, filosofia, religião e política. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artista: anos 60/70 / seleção e comentários. Tradução Pedro Sussekind et al. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 2: estudos sobre histeria (1893-1895) em coautoria com Josef Breuer. Tradução Laura Barreto. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
MAGALHÃES, Elisa de. Fecha os olhos e vê! Art Research Journal (ARJ), v. 4, n. 2, p. 46-55, jun./dez. 2017.
MARGEL, Serge. Arqueologias do fantasma: técnica, cinema, etnografia, arquivo. Organização João Camillo Penna. Tradução Maurício Chamarelli e Anne Dias. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2007.
RIVERA, Tania. Cinema, imagem e psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
ROSA, João Guimarães. Ficção completa em dois volumes / João Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).