Geopoética dos sentidos, a/r/tografia e o patrimoniável em chave descolonial: por uma poética do Sul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38312

Keywords:

memória, lugar, patrimoniável, geopoética dos sentidos, poética do Sul

Abstract

O presente artigo propõe uma releitura dos conceitos de aura da arte (BENJAMIN), memória e identidade no contexto latino-americano em chave descolonial, isto é, tendo a diferença colonial como lócus de enunciação, para senti-pensar dispositivos de descolonização da memória e da escrita, em diálogo com os conceitos de geopoética dos sentidos e do patrimoniável (AMARAL) a partir de experiências a/r/tográficas vivenciadas em mergulhos poéticos no lugar, como mediação cultural e ativação de territórios realizadas na cidade do Rio de Janeiro, que questionam sobre outros patrimônios possíveis, contra o desperdício da experiência (SANTOS, 2010), em alinhamento a uma poética do Sul.

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Author Biography

Claudio Andrés Barría Mancilla, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Claudio Andrés Barría Mancilla é doutor em Educação pela UFF e docente no IVL/Centro de Letras e Artes/UNIRIO.

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How to Cite

Mancilla, C. A. B. (2019). Geopoética dos sentidos, a/r/tografia e o patrimoniável em chave descolonial: por uma poética do Sul. REVISTA POIÉSIS, 20(34), 87-108. https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38312