Geopoética dos sentidos, a/r/tografia e o patrimoniável em chave descolonial: por uma poética do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38312Keywords:
memória, lugar, patrimoniável, geopoética dos sentidos, poética do SulAbstract
O presente artigo propõe uma releitura dos conceitos de aura da arte (BENJAMIN), memória e identidade no contexto latino-americano em chave descolonial, isto é, tendo a diferença colonial como lócus de enunciação, para senti-pensar dispositivos de descolonização da memória e da escrita, em diálogo com os conceitos de geopoética dos sentidos e do patrimoniável (AMARAL) a partir de experiências a/r/tográficas vivenciadas em mergulhos poéticos no lugar, como mediação cultural e ativação de territórios realizadas na cidade do Rio de Janeiro, que questionam sobre outros patrimônios possíveis, contra o desperdício da experiência (SANTOS, 2010), em alinhamento a uma poética do Sul.Downloads
References
AMARAL, Lilian. Cartografias artísticas e territórios poéticos [recurso eletrônico]. São Paulo: Fundação Memorial da América Lati-na, 2015. Disponível em http://www.me-morial.org.br/wp-content/uploads/2017 /01/Cartografias-Art%C3%ADsticas-e-Territ%C3%B3rios-Po%C3%A9ticos.pdf. Acessado pela última vez em 20/12/2017.
AMARAL, Lilian. R.U.A. Geopoética de los sentidos. Comunicação virtual em II Congreso Internacional de Investigación em Artes Visuales ANIAV, 2015a. http://dx.doi. org/10.4995/ANIAV.2015.1053. Acessado em 22/12/2017.
AMARAL, Lilian; BARRIA MANCILLA, Claudio. Rotas da Memória: EntrePontos cariocas [recurso eletrônico], IAT, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em http://institu-totear.org.br/e-book_rotas_da_memoria/.
AMARAL, Lilian; BARRIA MANCILLA, Claudio. Narrativas da Memória: A Cidade como Museu: Conectividade, práticas artísticas e museologia social contemporânea. In ROCHA, Cleomar (Org.). Anais do V Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. Goiânia: Media Lab / UFG, 2018a.
BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Org.). Arte/educação como media-ção cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
BARRIA MANCILLA, Claudio. Rotas da Memória entrePontos cariocas, um museu di-fuso na poética do Sul. In AMARAL, Lilian; MENDES TOJO, Joselaine. Rede de Redes – diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil [recurso eletrônico]. São Paulo: ACAMPortinari, 2018. Disponível em https://www.sisemsp .org.br/redederedes.
BARRIA MANCILLA, Claudio. Memória, imaginário descolonial e aura da arte e da cultura popular na nossa América. In CARMO CRUZ, Valter do (Org.). Geografia e Giro descolonial. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, p. 345-367.
BARRIA MANCILLA, Claudio. Pela poética de uma pedagogia do Sul, diálogos e reflexões em torno de uma filosofia da educação descolonial ... Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENJAMIN, Walter, Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
DIAS Belidson, IRWIN Rita L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte, A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
GÓMEZ MORENO, Pedro Pablo; MIGNOLO, Walter. Estéticas decoloniales [recurso electrónico]. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012.
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência, o futuro do pensamento. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Temas de Nuestra América. Lima: Biblioteca Amauta, 1990.
MARIÁTEGUI, José Carlos.El artista y la época. Lima: Biblioteca Amauta, 1990a.
MARTÍN-BARBERO. Jesús. Dos meios às mediações, comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MARTÍN-BARBERO. Jesús. Oficio de cartógrafo. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MIGNOLO, Walter. Geopolítica de la sensibilidad y del conocimiento, Sobre (de)colonialidad, pensamiento fronterizo y desobediencia epistémica. In transversal 01/12: unsettling knowledges. Viena: EIPCP – European Institute for Progressive Cultural Policies, 2011. Disponível em http://eipcp.net/transversal/0112/mignolo/es. Acessado em 20/01/2018.
MIGNOLO, Walter. Aiesthesis decolonial. Calle 14, v. 4, n. 4, 2010. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3231040.pdf
MIGNOLO, Walter. Os esplendores e as mi-sérias da ‘ciência’: colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluriversalidade epistémica. In SANTOS, Boaventura de Sousa (Ed.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ‘ciências’ revistado. Lisboa: Edições Afrontamento, 2003, p. 631-671.
QUIJANO, Anibal. Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of World Systems Research, v. 6, n. 2, p. 342-386, 2000.
QUIJANO, Anibal. Colonialidad del poder, cultura y conocimiento. In MIGNOLO, Walter (Comp.). Capitalismo y geopolítica del conocimiento - el eurocentrismo y la… Buenos Aires: Ed. Del Signo, 2001.
QUIJANO, Aníbal; WALLERSTEIN, Immanuel. Americanity as a Concept or the Americas in the Modern World System. International Journal of Social Sciences, Paris (UNESCO), n. 134, 1992.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In Uma leitura dos trópicos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978, p. 11-28.
SANTOS, Boaventura de S.; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2010.0
SANTOS, Milton. O lugar: encontrando o Futuro. Revista de Urbanismo e Arquitetura, UFBA, v. 4, n. 1, p. 6-39, 1996. Disponível em https://www.portalseer.ufba.br/index .php/rua/article/view/3113. Acessado pela última vez em 20/12/2017.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, espaço e emoção. São Paulo: Hucitec, 1997.
SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
TORRES RIBEIRO, Ana Clara. Outros territórios, outros mapas.OSAL: Observatorio So-cial de América Latina, Buenos Aires (CLACSO), v. 6, n. 16, jun. 2005.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).