Prototeses para travecametodologias de criação em arte contemporânea

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.54912

Keywords:

traveca-methodologies; transvestites; contemporary art; creation methodologies

Abstract

This writing is part of a study on transvestite methodologies of creation in art, the traveca-methodologies. I venture into writing prototheses for traveca-methodologies, understanding them as a spell, as weapons to combat language, understanding them in the betrayal of the genre, in the refusal of transparency, in the access to layers of delirium, and in their constant process of breathing with the other transgender, black and indigenous knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isadora Ravena, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Isadora Ravena é artista do corpo, travesti, professora e pesquisadora. Mestra em Artes e Graduada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará. Atua como professora na rede municipal de ensino de Fortaleza e na graduação em Teatro do Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI. Ministrou os cursos: "Pensamentos Travestis na Arte Contemporânea" (2021), "Estéticas Travestis: Crise, Colapso e Pensamento"(2021) e "Ateliê de Escrita e Fabulação para Criação em Arte"(2022), pelo LUX Espaço de Arte (SP). Suas criações transitam nos limites da cena, do audiovisual e das visualidades contemporâneas. É autora do livro "Sinfonia para o Fim do Mundo" (2020).

References

BONOBA, Noá. Travomantra: Entre o solo da comunicabilidade e a experiência da desorientação. Portugal: Wrong Wrong, nº19, 2020.

LEAL, Abigail. me curo y me armo, estudando: a dimensão terapêutica y bélica do saber prete y trans. In: Pandemia Crítica, n.052. São Paulo: n-1 edições, 2020a.

COSTA, Pablo.; GREINER, Christine. Dobrar a morte, despossuir a violência: corpo, performance, necropolítica. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 9, 2020. DOI: 10.20396/conce.v9i00.8661341. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8661341.Acesso em: 27 dez. 2021.

DA SILVA. Denise Ferreira. A Dívida Impagável. Tradução: Amílcar Packer e Pedro Daher. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.

DILACERDA, Lucas; RAVENA, Isadora. Como cortar o mundo com delicadeza?. Wrong Wrong. Portugal, nº19, 2020.

FUGITIVENESS. Direção: viníciux da silva. Produção: Augusto Perillo, Hugo Katsuo e viníciux da silva. Brasil: Produção Independente, 2022. Disponível em: https://youtu.be/KhCQj7SsYuI

MOMBAÇA, Jota. Ñ Vão Nos Matar Agora. Coleção Encruzilhada. São Paulo: Editora Cobogó, Versão Kindle, 2021.

RAVENA, Isadora. Sinfonia para o fim do mundo. Fortaleza: LEFA - Laboratório de Estética e Filosofia da Arte, LAC - Laboratório de Arte Contemporânea / Universidade Federal do Ceará, 2020.

SOUZA, Neusa. Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2021.

Published

2022-07-01

How to Cite

Ravena, I. . (2022). Prototeses para travecametodologias de criação em arte contemporânea. REVISTA POIÉSIS, 23(40), 95-103. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i40.54912