Eugenio Barba: memória e resistência no teatro
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.71-84Palabras clave:
Eugenio Barba, Odin Teatret, técnica do ator, ética e teatroResumen
Este texto é uma introdução ao pensamento de Eugenio Barba acerca
de seu fazer teatral, um teatro criativo e auto-criador. Mas é também um agradecimento à generosidade desse mestre; generosidade que pude vivenciar em alguns encontros e que está na base de seu projeto de um teatro que prevê comunhão e trocas; um teatro efêmero como a vida, mas tão vivo e intenso como ela pode ser.
Descargas
Citas
BARBA, Eugenio. Teatro – solidão, ofício, revolta. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.
______. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2014.
______. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
______; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: É realizações, 2012.
BURNIER, Luiz Otávio. Arte do ator: da técnica à representação, elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e
vocais de representação para o ator. Tese de doutorado. PUC- São Paulo. 1994.
GROTOWSKI, Jerzy. Para um Teatro Pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Ed. Dulcina, 2011.
HAVELOCK, Eric. Prefácio a Platão. São Paulo: Papirus, 1996.
ROSA, João Guimarães. “A terceira margem do rio”. In: ______. Ficção completa: volume II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p.
-413.
TOPORKOV, Vassíli. Stanislávski ensaia: memórias. São Paulo: É realizações, 2016.
VARLEY. Julia. Uma atriz e suas personagens. Histórias submersas do Odin Teatret. São Paulo: É realizações, 2016.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).