Do "Robin Hood às avessas" ao artista-flâneur: por um teatro imanente nas cidades

Autores

  • Altemar Di Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.147-160

Palavras-chave:

artista-cidadão, flâneur, arte pública

Resumo

Frente à ruptura epistemológica com os conceitos de sujeito e mundo
como unidades isoladas é possível pensar na noção de um artista-cidadão que se apropria do espaço público para a produção de diálogos com o teatro imanente nas ruas das cidades. A ideia de uma cidade-arte surge como resistência à cidade--marketing e o papel do artista inserido nesse tensionamento passa a exigir uma percepção aguçada das forças dinâmicas desse contexto para a configuração do ‘exercício experimental da liberdade’. Pensando nas criações estéticas produzidas nas periferias e atento às ideias de Hélio Oiticica, Enrico Rocha e Amir Haddad, defendo aqui um artista-flâneur, aquele que, observando os espaços, percebe a sua implicação direta na produção de um mundo-arte e de uma arte pública.

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Como Citar

Di Monteiro, A. (2018). Do "Robin Hood às avessas" ao artista-flâneur: por um teatro imanente nas cidades. REVISTA POIÉSIS, 16(26), 147-160. https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.147-160

Edição

Seção

ARTIGOS