Ver-o-Peso: corpo espalmado em submundos de Belém do Pará
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.49-62Palabras clave:
Ver-o-Peso, corpo espalmado, submundoResumen
Este trabalho é consequência do acaso. Dos encontros cotidianos ocorridos na maior feira a céu aberto da América Latina. O Ver-o- Peso. Que junto ao centro histórico e comercial que o rodeiam, protagoniza cenas da cidade de Belém, no Pará. Descritas aqui em foto.grafias. Narrativas do dia a dia dos lugares que poucos conseguem enxergar no Ver-o-Peso e em sua imensidão. Lugares guardados em Submundo[s] de um Corpo Espalmado. Aqui, o objetivo é relatar as experiências etnográficas de passagem – que tomam os sujeitos de perto e de dentro – vividas nesses ambientes, por meio de imagens verbais e não-verbais que undem descobertas/proposições de conceitos e experimentações poéticas em foto e grafia.
Descargas
Citas
Livros:
CASTRO, Edna. Cidades na Floresta (org.). São Paulo, Annablume, 2008.
LEITÃO, Wilma Marques (org.). Ver-o-Peso: estudos antropológicos do mercado de Belém. Belém: NAEA, 2010.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Obras reunidas. São Paulo: Escrituras, vol. 1, 2000, p.280-281.
TOCANTINS, Leandro. Santa Maria de Belém do Grão Pará. Belo Horizonte: Itatiaia Ltda., 1987.
Periódicos:
LIE, Rico. Espaços de comunicação intercultural. Revista Elementa. Comunicação e Cultura. Sorocaba, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-45,
jan./jun. 2009.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais,
v. 17, n. 49, 2002.
Livros on-line:
ARRUDA, Euler Santos. Porto de Belém do Pará: Origens, Concessão e Contemporaneidade. Rio de Janeiro, 2003, p.11-12. Disponível em: . Acessado em 15/03/14.
DICIONÁRIO PAPA XIBÉ. Cametaês. Pará: 2008. Disponível em: . Acesso em 4/11/13.
Periódicos on-line:
IPHAN. Ver-o-Peso: conjunto arquitetônico e paisagístico (Belém-PA). Disponível em: . Acesso em 20/07/13.
MERCADO VER-O-PESO, Belém, Pará. Biblioteca da Fundação Joaquim Nabuco. DF: 2010. Disponível em: . Acesso em 20/07/13.
VER-O-SITE. O mercado e a história de Belém: um pouco da história do Ver-o-Peso. Centro de Memória da Amazônia. Universidade Federal do Pará. PA: 2010. Disponível em: <http://www.ufpa.br/cma/verosite/historico.html>. Acesso em 08/01/14.
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).