Colocar uma pedra nesse assunto
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1421-22.151-164Palabras clave:
forma, espaço-tempo, imaginaçãoResumen
O artigo desenvolve os relatos apresentados no VI Fórum Bienal de Pesquisa em Arte (Pará, 2013) e o submetido ao Seminário Poéticas da
Criação. Discute questões pertinentes a uma proposta prática, integrante
do projeto DeslocamentoFricçãoGalpão/Capanema, contemplado com o
prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, ocorrida em setembro
de 2012 no pátio do Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro. Trata da
realização de um trabalho sem uma forma final, que se constrói a partir da desconstrução de suas próprias partes. Nela, a palavra ASSUNTO, se completa (constrói) com o desmanche de outra parte, constituída pela palavra COLOCAR. A proposta acontece como um happening/oficina. Apresenta uma organização formal subordinada à linguagem, realizada de forma a permitir a geração de significados além do expresso na forma linguística, onde o material pedra e a ação contribuem para o significado da experiência com implicações culturais e associações de tempo e local onde acontece.
Descargas
Citas
COHN, Sérgio (org.). Ensaios Fundamentais: artes plásticas. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (seleção e comentários). Escritos de artistas. Trad. Pedro Süssekind et al.. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Editor, 2006.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da Escultura Moderna. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LUCIE-SMITH, Edward. Art Now. New Jersey: The Wellfleet Press, 1989.
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).