Corpo, ação e imagem: consolidação da performance como questão
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1320.105-118Palabras clave:
corpo, performance, arte contemporâneaResumen
O artigo analisa as relações entre corpo em ação e imagem, objetivando
refletir sobre o processo de consolidação da performance. O estatuto de objetos que permanecem depois de uma ação, assim como suas imagens impõem mecanismos comerciais e institucionais do sistema de arte que distanciam a performance atual das manifestações artísticas dos anos 1960 e 1970. A noção de corpo literal, a temporalidade da ação e o papel da imagem via vídeo ou fotografia são os elementos investigados nesse processo. A intersecção desses aspectos questiona o efêmero e o instável, marcas da identidade inicial da arte corporal, e legitima a performance dentro da moldura do sistema de arte.
Descargas
Citas
DEBRAY, Régis. Vie et mort de l’image. Une histoire du regard en Occident. Paris: Gallimard, 1992.
DUVE, Thierry de. La Performance hic et nunc. Chantal, Pontbriand (dir.). Performances tex (e)s et documents. Actes du Colloque Performance et Multidisciplinarité: Postmodernisme. Montreal: Parachute, 1981.
GOLDBERG, Roselee. Be Here Now. In: Contemporary 21. Special issue on Performance. Londres, v. 89, p. 12-15, 2006.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
KRAUSS, Rosalind. Video: The Aesthetics of Narcissism. In: October. Nova York, v. 1, p. 50-64, primavera de1976.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
LIPPARD, Lucy. Six Years: The Dematerialization of the Art Object from 1966 to 1972 Berkeley / Los Angeles: University of California Press, 2001.
MURAY, Jay. Marina Abromovic. In Contemporary 21. Special issue on performance. Londres, v. 89, p. 20-23, 2006.
PARFAIT, François. Video: un art contemporain. Paris: Editions du Regard, 2001, p. 178-246.
SCHILDER, Paul. A imagem do corpo, as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).