A performatividade na documentação de performances , de Philip Auslander
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.337-352Palabras clave:
performance, documentação, teatralResumen
Para investigar o limiar entre performance e sua documentação, o autor categoriza as imagens como documentais ou como teatrais ao discorrer sobre os atravessamentos do documento como evidência e como plataforma de representação, entendida como geradora de identidade para a performance ao viabilizar seu acesso ao público. O autor fundamenta-se em uma questão instável, ora por indagar a relevância da veracidade do evento “ao vivo”, ora por examinar performances programadas sem audiências, evidenciando a documentação como fenômeno para o espectador. (Resumo elaborado pelos tradutores)
Descargas
Citas
AUSLANDER, Philip. Vito Acconci and the Politics of the Body in Postmodern Performance. In From Acting to Performance. Londres: Routledge, 1997, pp.89–97.
AUSLANDER, Philip. Performance Analysis and Popular Music: A Manifesto. Contemporary Theatre Review, v. 14, n. 1, 2004.
AUSTIN, J. L. Lecture I in How to Do Things with Words. In AUSLANDER, Philip (Ed.). Performance: Critical Concepts in Literary and Cultural Studies, volume I. Londres: Routledge, 2003.
BAUMAN, Richard, A World of Others’ Words: Cross-Cultural Perspectives on Intertexuality. Malden: Blackwell, 2004.
BROWN, Lee B. Phonography. In GOLDBLATT, David; BROWN, Lee B. (Ed.). Aesthetics: A Reader in Philosophy of the Arts. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall, 2005.
ERICKSON, Jon. Goldberg Variations: Performing Distinctions. PAJ: A Journal of Performance and Art, v. 21, n. 3, 1999.
GILBERT, Helen. Bodies in Focus: Photography and Performativity in Post-Colonial Thea-tre. Textual Studies in Canada, n. 10-11, 1998.
JONES, Amelia. “Presence” in Absentia: Experiencing Performance as Documentation. Art Journal, v. 56, n. 4, 1997.
JONES, Amelia. Dis/playing the Phallus: Male Artists Perform their Masculinities. Art History, v. 17, n.4, 1994.
O’DELL, Kathy. Displacing the Haptic: Performance Art, the Photographic Document, and the 1970s. Performance Research, v. 2, n. 1, 1997.
WARD, Frazer. Some Relations between Conceptual and Performance Art. Art Journal, v. 56, n. 4, 1997.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).