Como desarmar o opressor? Reciclagem das emoções para ações estratégicas

Autores

  • Lívia Moura Universidade Federal Fluminense, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38544

Palavras-chave:

arte contemporânea, pedagogia, reciclagem das emoções, energia vital

Resumo

O presente artigo trata de ações artístico-pedagógicas como estratégias de transformação social. Propondo que a luta contra um opressor externo pode ser travada a partir de nossos mecanismos internos de autossabotagem, a “reciclagem das emoções” é o fio condutor desses processos, nos quais as emoções (agradáveis ou não) são utilizadas como matéria prima para essas transformações. A elaboração da própria energia vital em rituais (não religiosos) baseados em gestos banais, processos coletivos e coautorais se tornam um veículo para criar novas paisagens internas e externas. Serão utilizados como exemplo de “reciclagem das emoções” atividades pedagógicas e ações do coletivo VAV (Vendo Ações Virtuosas), baseadas em uma metodologia indicada pelas luzes do “semáforo das emoções”.

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Biografia do Autor

Lívia Moura, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Lívia Moura é bacharel em Artes Plásticas (UERJ) e mestra em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF).

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Como Citar

Moura, L. (2019). Como desarmar o opressor? Reciclagem das emoções para ações estratégicas. REVISTA POIÉSIS, 20(34), 109-132. https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38544