Pós-fácil - O pragmatismo utópico do comportamental-grupal de Oiticica
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.39907Palabras clave:
Hélio Oiticica, comportamental-grupal, pragmatismo utópicoResumen
É diante dos colapsos de estruturas sociais e instituições públicas que se redobra a importância dos sentidos de futuro, das mudanças porvir antecipadas nos textos de Hélio Oiticica, The Senses Pointing Toward a New Transformation[i] e Subterranean Tropicália Projects[ii] (NY, 1971). Ao mesmo tempo que se reconhece a atualidade de uma utopia negativa da dissolução da obra objeto, esta abordagem ressalta o devir comportamental-grupal anarquista como mundo-escola-floresta nas visões antecipadoras de Oiticica como pragmatismo utópico (a partir de William James). Complementa-se esta abordagem com o que Etiénne Souriau define como “projeto-trajeto”, o “inacabamento existencial”, da condição de “forma espiritual”, ainda em “esboço” entre o texto e o PN15 Auto-Performance Penetrable (ambos inéditos), do que não ainda foi instituído, como cuidados expandidos para os próprios sentidos de mudança ética na virada do foco esteticista objetal para o comportamental-grupal.[i] Hélio Oiticica, The Senses Pointing Toward a New Transformation (Os sentidos apontam para uma nova transformação), 1969. Originalmente escrito em inglês para o “Touch Art”, simpósio realizado no California State College, entre 7 e 12 de julho de 1969. Projeto Hélio Oiticica 0486/69, páginas datilografadas 1 a 6. Acessível online: http://www.itaucultural.org.br/pro-gramaho/
[ii] Documentação do Projeto HO. PN15 - Série Newyorkaises. Título do projeto: Subterranean Tropicália Projects. Local de concepção: Nova York, 1971. Acessível online: http://www.itaucultural.org.br/programaho/
Descargas
Citas
ACHA, Juan. Arte y sociedade: Latinoamérica. El sistema de producción. México: Fondo de Cultura Económica, 1979.
BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. UERJ, 2005.
BRAGA, Paula. Hélio Oiticica. Singularidade Multiciplicidade. São Paulo: Perspectiva, 2013.
CARRASCO, Fredy Parra; REBECO, Patricio Miranda. Pensamiento social de la Iglesia y ciencias sociales: horizontes teológicos para um diálogo. Anales de Facultad de Teologia, Caderno 2 (Santiago do Chile, Pontificia Universidad de Chile), v. LVII, 2006.
JAMES, William. Pragmatism. In JAMES, William. The Varieties of Religious Experience. Pragmatism. A Pluralistic Universe. The Meaning of Truth. Some Problems of Philosophy. Essays. Boone, Iowa: The Library of America, 1987.
KUNDERA, Milan. A insustentável leveza de ser. São Paulo: Schwarcz, 2017.
LAPOUJADE, David. William James, a construção da Experiência. São Paulo: n-1 edições, 2017.
PEDROSA, Mário Pedrosa. Arte Ambiental, Arte Pós-Moderna, Helio Oiticica [1965]. In OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto (Organização: Luciano Figueiredo; Lygia Pape; Waly Salomão). Rio de Janeiro: Edi-tora Rocco, 1986.
PEDROSA, Mário. Especulações estéticas III: lance final. In AMARAL, Aracy. Mário Pedrosa: mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Editora Perspectiva, 1986.
PEDROSA, Mário. Arte, forma e personalidade. São Paulo: Kairós, 1979.
PELBART, Peter Pál. Por uma arte de instaurar modos de existência que “não existem”. In BIENAL DE SÃO PAULO. Catálogo da 31ª Bienal de São Paulo. Como viver com coisas que não existem. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014.
PONTY, Merleau. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PROJETO HÉLIO OITICICA. Catálogo Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 1997.
RIVERA, Tania. Introdução. In RIVERA, Tania. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
SOURIAU, Etiénne. Del modo de existencia de la obra por hacer. Buenos Aires: Cactus, 2017.
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).