Ficção portátil: um passeio pelo catálogo Le Grand Ensemble de Mathieu Pernot
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.42729Palabras clave:
urbanismo, arquitetura, imagem, grandes conjuntos, catálogo de arteResumen
Entre 2000 e 2007, o artista Mathieu Pernot registrou a destruição, realizada pelo Estado, de várias unidades de habitação social nos subúrbios franceses. Seus registros dão início a uma investigação arqueológica sobre a memória imagética desse símbolo da política habitacional do pós-guerra. Todo esse material recolhido compõe o trabalho intitulado Le Grand Ensemble que o artista publica em um catálogo em 2007. Interagir com seu catálogo não é um retorno saudosista a um momento utópico da história urbanística do pós-guerra ou uma condenação às forças impositivas de uma arquitetura monumental e universalizante; ao contrário, é um confronto com a experiência do mundo contemporâneo que deteriora as instituições, que decompõe a organização social. Sem a necessidade de uma conclusão ou respostas, seu catálogo elaborado apenas com imagens nos abre para um mundo de questões em forma de ficção portátil.
Descargas
Citas
ARCHIVES NATIONALES. En avion on des-sus de… Dialogue avec Mathieu Pernot et le fonds LAPIE. Paris: Archives nationales, 2017. Disponível em http://www.archives-nationales.culture.gouv.fr/documents/ 10157/124340/dp-mois-photo-2017-web.pdf/221b18a8-bd6c-4b5f-aaa0-0ba9a9a4eb07. Acesso em 13/8/2019.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BERTHO, Raphaële. Les grands ensem-bles, Études photographiques, 31, Printemps, 2014. Disponível em https://jour-nals.openedition.org/etudesphotographiques/3383. Acesso em 9/12/2019.
BORGES, Jorge Luís. Obras completas, 1975-1988. Barcelona: Emecé Editores, 1996.
CANTEUX, Camille. Filmer les grands en-sembles. Paris: Ed. Creaphis Editions, 2014.
COHEN, Jean-Louis. O futuro da arquitetu-ra desde 1889. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
COSTA, Luiz. C. O contato com o mundo: ambiguidades da fotografia de Mathieu Pernot. ARS, São Paulo, v. 14, n. 27, p. 164-177, 15 jul. 2016. Disponível em http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/117629. Acesso em 21/8/2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le Temps: Histoire de L'art et Anachronisme et Image. Paris: Editora Minuit, 2000.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sortir du gris, extrait du texte publié dans La Traversée. Paris: édition du jeu de paume et du point du jour, 2014. Disponível em https://www.mathieupernot.com/textes_14.php. Acesso em 14/6/2019.
DUPEYRAT, Jérôme. Les livres d’artistes entre pratiques alternatives à l’exposition et pratiques d’exposition alternatives. Art et histoire de l’art. Université Rennes 2, 2012. Disponível em https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00772314/document. Acesso em 1/1/2020.
EPSTEIN, Renaud. Un jour, une ZUP, une carte postale. Disponível em https://twitter.com/renaud_epstein. Acesso em 21/8/2019.
FOURCAUT, Anne. Les premiers grands ensembles en région parisienne: Ne pas refaire la banlieue? French Historical Stud-ies, v. 27, n. 1, 2004.
JENCKS, Charles. El lenguaje de la arquitectura posmoderna. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1986.
JOANNIS-DEBERNE, Henri. Parlez-moi d'amour... avec des fautes d’orthographe. Paris: Payot, 2008
LE CORBUSIER. Aircraft. Londres: Trefoil Publications Ltd, 1967. Disponível em https://www.irenebrination.com/files/lecorbusier_aircraft.pdf. Acesso em 21/2/2020.
LE CORBUSIER. A Carta de Atenas. São Paulo: Hucitec; Edusp, 1993.
LE CORBUSIER. La Ville Radieuse: éléments d’une doctrine d’urbanisme pour l’équipement de la civilisation machiniste. Paris: Vincent Fréal & Cie, 1933.
LE CORBUSIE. Por uma Arquitetura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.
PERNOT, Mathieu. Le Grand Ensemble. Cherbourg-Octeville: Le Point du Jour Éditeur, 2007.
SONTAG, Susan. Objetos de melancolia In Sobre Fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004, pp. 63-97.
VOLLAIRE, Louis. La carte postale n'est pas un gadget. Communication & Langages, n. 31, pp. 87-104, 1976. Disponível em https://www.persee.fr/doc/colan_ 0336-1500_1976_num_31_1_4324. Acesso em 13/2/2020.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).