Chamada para v.16 - n.32

2023-05-11

Chamada para o v.16 – n. 32 – Prazo de submissão até 31/01/2024
Publicação: abril de 2024

TEMA - Literatura e (pós)-verdade
Organização: Luis Maffei (UFF) e Diana Pimentel (Universidade da Madeira)

Dossiê Especial: 25 de Abril, 50 anos

Ementa Literatura e (pós)verdade:

Ao longo dos muitos e muitos séculos da história do Ocidente, a noção de verdade foi elaborada, discutida, negociada, disputada – e, a partir de certa altura, particularmente moderna, desconstruída. Não por essa razão mas, sem dúvida, por algumas razões, vivemos, atualmente, um tempo histórico que se permitiu cunhar o termo “pós-verdade”, ou se viu obrigado a isso. Em primeiro lugar, impõe-se a nós pensar a própria historicidade da antiga noção de verdade: se, hoje, se fala em “pós-verdade”, é porque esse pós se situa num tempo, histórico – mas não indica também que esse tempo é uma espécie de pós-história? Além disso, esse mesmo tempo se configura de uma maneira especialíssima, pois se permite (é forçado?) situar suas diversas epistemologias sem o amparo de qualquer hipótese da verdade.

Esta edição da revista Abril propõe trabalhos que investiguem a relação das literaturas em língua portuguesa (África e Portugal) com a chamada “pós-verdade”, considerando os seus efeitos dentro da política e da sociabilidade de nosso tempo, mas não só: convida também reflexões que visitem algumas das inúmeras associações ou dissensões, encenadas ao longo de diversos tempos históricos, entre o fazer literário e distintas versões da verdade. São bem-vindas, evidentemente, ideias que contribuam com o debate sobre o atrito entre a ficção, o falso e a hodierna ferida que são as fake news.

Ementa do Dossiê especial 25 de Abril, 50 anos:

O 25 de abril de 1974 completa 50 anos em 2024. A Revolução dos Cravos, não obstante as tensões pós-revolucionárias, contribuiu significativamente para tornar Portugal um país solidamente democrático. A literatura respondeu, e responde, ao 25 de abril – na poesia, na prosa, na crônica, no teatro, no ensaio. Respondeu e responde também a consequências e cenários do 25 de abril, desde as Guerras pela Independência dos Países Africanos de Língua Portuguesa até a enorme quantidade de gente portuguesa que voltou de África em meados dos anos de 1970. É por tudo isso, e mais, que a revista Abril, em seu número 32, propõe um dossiê que reunirá trabalhos sobre obras que toquem, direta ou indiretamente, o 25 de abril e suas consequências. Abrimos espaço para colaborações que pensem a Revolução dos Cravos nas literaturas africanas em língua portuguesa e da literatura portuguesa.