Um jantar acaciano: na medida para a crítica gastronômica da burguesia lisboeta
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v6i12.29631Palavras-chave:
Literatura Portuguesa, gastronomia, O Primo BasílioResumo
Eça de Queirós (1845-1900) não se destacou como grande cozinheiro, mas sua literatura deixou marcas na cozinha portuguesa. A culinária é tão importante em sua obra que inspirou livro de receitas e chamou a atenção de leitores ilustres. Este trabalho procura enfatizar a importância da gastronomia na estruturação d´O Primo Basílio. Compondo gastronomicamente seus personagens, Eça exercita a crítica e destaca as singulares condições, perspectivas e limitações da sociedade portuguesa do século XIX. As refeições do romance concretizam o descompasso entre o ideal de grandeza e a pequenez cotidiana, a estereotipia do olhar destinado ao outro e a reificação das relações humanas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).