Intertextualidade e memória literária: a leitura como prática de memória em Rui Knopfli
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i11.29666Palavras-chave:
memórias literárias, Rui Knopfli, intertextualidadeResumo
Escrita e leitura são práticas indissociáveis, bastante íntimas e reveladoras de um profundo exercício de memória. Por mais pessoal que seja tal exercício, a memória sempre compartilha e associa fragmentos da esfera íntima com aspectos sociais e culturais. Por isso, quando pensamos na memória que é construída por intermédio das leituras de um indivíduo, temos várias esferas de pensamento e reflexão sobre uma mesma realidade, ainda que transformada por seu olhar de leitor. Este trabalho pretende discutir o papel das memórias literárias na construção do universo poético do moçambicano Rui Knopfli, levando em consideração sua condição de “desterritorializado” e a necessidade de afirmar um local de pertença (a leitura) como passível de referência. Tal local de segurança se fortalece na junção da memória literária com a intertextualidade que ela provoca. Acreditamos, assim, que as memórias literárias assumem o papel de local de pertença para o sujeito poético do moçambicano, amenizando suas fraturas de naturalidade, afirmando e justificando a existência deste sujeito por meio de sua experiência de leitura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).