Carlos de Oliveira e a responsabilidade do Falhanço

Autores

  • Leonardo Gandolfi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v4i6.29752

Palavras-chave:

Carlos de Oliveira, Neorrealismo, Falhanço

Resumo

Em Carlos de Oliveira, há a valorização de uma espécie de derrota corrosiva e geracional chamada, em certa altura, de “Falhanço”, e que encontra paralelo, por exemplo, em outro grande neorrealista lato sensu como o cineasta italiano Visconti. Isso talvez possa aparecer na relação estrutural de dependência entre os textos do autor e o sistema cerceador ditatorial, como deixa ver o colapso do mundo em seus dois últimos livros, publicados após o 25 de Abril. Ou ainda o desencontro entre o compromisso neorrealista e o compromisso com uma memória pessoal que se desloca, num outro momento, para um desencontro entre voz (gesto) e escrita (registro).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-19

Como Citar

Gandolfi, L. (2011). Carlos de Oliveira e a responsabilidade do Falhanço. Abril – NEPA / UFF, 4(6), 63-76. https://doi.org/10.22409/abriluff.v4i6.29752

Edição

Seção

Artigos