“A menor distância entre dois pontos...”: sobre o conceito de dobra enquanto componente da visão do mundo e técnica de escrita em Maria Gabbriela Llansol

Autores

  • Aderaldo Ferreira de Sousa Filho Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v2i3.29798

Palavras-chave:

Llansol, dobra, Barroco

Resumo

Neste artigo, propomos uma leitura do processo de escrita de Maria Gabriela Llansol a partir do conceito de dobra, tal como desenvolvido por Deleuze em A Dobra, Leibniz e o Barroco. Este conceito remete a um traço característico do Barroco, mas que pode, contudo, ultrapassar seus limites históricos. No Barroco, a dobra define tanto um recurso estético como uma componente de sua visão de mundo, pois garante um efeito de imanência que contradiz tradicional oposição entre o material e o imaterial, entre o visível e o inteligível. Na escrita da autora portuguesa, a dobra se nos  apresenta como um elemento fundamental, tanto na caracterização de sua visão do  mundo como na técnica que ela desenvolve, opondo a textualidade à narratividade.  Assim, o conceito resumiria a percepção do real através das dobras que esta escrita  evoca, assim como o que a autora caracteriza como a técnica da sobreimpressão, na  qual a linguagem abriria caminho a diversos níveis de realidade, unindo-os e  indiscernindo seus limites, tal como o Barroco faz com o plano divino e o terreno. Procuramos demonstrar ainda como este conceito se aplica à própria escrita, a partir da proliferação de imagens (que a autora opõe a metáfora) que configura as cenas fulgor.

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Publicado

2009-11-19

Como Citar

Sousa Filho, A. F. de. (2009). “A menor distância entre dois pontos.”: sobre o conceito de dobra enquanto componente da visão do mundo e técnica de escrita em Maria Gabbriela Llansol. Abril – NEPA / UFF, 2(3), 21-30. https://doi.org/10.22409/abriluff.v2i3.29798