A nova desordem narrativa-sujeito, tempo e discurso acentrados no romance de mulheres em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v2i3.29804Palavras-chave:
Romance de mulheres em Portugal, sujeito-tempodiscurso, Maria Velho da Costa, Teolinda Gersão, Maria Gabriela LlansolResumo
O artigo situa e analisa "a outra revolução" desencadeada pelo romance português entre finais das décadas de sessenta e de oitenta do século XX, com particular destaque para a ficção escrita por mulheres. Tomando como rerefência paradigmática a Obra de escritoras como Maria Velho da Costa, Teolinda Gersão e Maria Gabriela Llansol (para além de muitas outras, incluindo alguns romances no masculino), evidenciam-se os sinais da "desordem" trazida para o corpo do romance ao nível do enunciado, da temporalidade, do discurso polifónico e da hibridação genológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).