Por um novo currículo no ensino de literatura: fundamentos, leis e caminhos

Autores

  • Erica Cristina Bispo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Heleno Alváres Bezerra Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i17.29911

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, OCNs, comparativismo.

Resumo

O presente artigo consiste em uma possível proposta de reformulação metodológica, ainda em estudo, para o ensino de literatura em Ensino Médio, considerando o incentivo das OCNs para a inclusão de escritores africanos de língua portuguesa, afro-brasileiros e indígenas. Assim sendo, discute-se aqui a possibilidade de se pensar o ensino da literatura para além do formato do livro didático e da cronologia escolástica de maneira inflexível. Portanto, propomos uma abordagem temático-comparativista que não exclua necessariamente conhecimentos multicentenários sobre teoria literária, mas que repense o grau de prioridade dado a certos conteúdos e competências. Neste contexto, pretende-se pensar o perfil do aluno de Ensino Médio diferentemente do graduando em Letras, focando a relação experiência empírica do aluno/texto literário, de modo a promover letramento, pensamento crítico e empoderamento nas escolas por meio do ensino de literatura.

---

DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n17a374

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Cristina Bispo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Professora de Literatura do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Letras Vernáculas (LiteraturasPortuguesa e Africanas), especialista na produção literária guineense de Bissau. 

Heleno Alváres Bezerra Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Professor de Língua Inglesa do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Literatura Comparada, área de concentração em literaturas anglófonas.

Downloads

Publicado

2017-01-09

Como Citar

Bispo, E. C., & Bezerra Júnior, H. A. (2017). Por um novo currículo no ensino de literatura: fundamentos, leis e caminhos. Abril – NEPA / UFF, 8(17), 93-112. https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i17.29911