Por um novo currículo no ensino de literatura: fundamentos, leis e caminhos
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i17.29911Palavras-chave:
Ensino de Literatura, OCNs, comparativismo.Resumo
O presente artigo consiste em uma possível proposta de reformulação metodológica, ainda em estudo, para o ensino de literatura em Ensino Médio, considerando o incentivo das OCNs para a inclusão de escritores africanos de língua portuguesa, afro-brasileiros e indígenas. Assim sendo, discute-se aqui a possibilidade de se pensar o ensino da literatura para além do formato do livro didático e da cronologia escolástica de maneira inflexível. Portanto, propomos uma abordagem temático-comparativista que não exclua necessariamente conhecimentos multicentenários sobre teoria literária, mas que repense o grau de prioridade dado a certos conteúdos e competências. Neste contexto, pretende-se pensar o perfil do aluno de Ensino Médio diferentemente do graduando em Letras, focando a relação experiência empírica do aluno/texto literário, de modo a promover letramento, pensamento crítico e empoderamento nas escolas por meio do ensino de literatura.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n17a374
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).