Do sagrado ao profano: Luís de Camões como personagem em obras de Lobo Antunes e Mário Cláudio

Autores

  • Tamy de Macedo Pimenta Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v11i23.30271

Palavras-chave:

Camões, profanação, romance contemporâneo.

Resumo

O presente texto busca demonstrar como os escritores portugueses António Lobo Antunes e Mário Cláudio transformaram Luís de Camões em personagem de seus romances – As Naus (1988) e Os Naufrágios de Camões (2017), respectivamente –, enfatizando, ainda que de maneiras bastante divergentes, sua condição frágil e humana. Escrevendo a partir dos rastros e das lacunas da biografia camoniana – embora não deixando de modificá-la e até mesmo hibridizá-la a outros contextos, como em As Naus –, os dois exploram diferentes possibilidades na figura de Luís de Camões, destruindo a aura que a leitura ideológica Salazarista impôs ao poeta e devolvendo-o ao uso comum. Nesse sentido, em ambas as obras, estamos diante de uma personagem camoniana profana que, mesmo dentro do âmbito ficcional – e talvez por isso mesmo –, contribui para repensarmos criticamente o lugar do poeta no Portugal de outrora e do presente, já que “não se trata somente de não se esquecer do passado, mas também de agir sobre o presente” (GAGNEBIN, 2006, p. 55).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamy de Macedo Pimenta, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estudos de Literatura na subárea de Literatura Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. Professora de Língua Inglesa pela Fundação Municipal de Educação de Niterói e pela SEEDUC-RJ.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Pimenta, T. de M. (2019). Do sagrado ao profano: Luís de Camões como personagem em obras de Lobo Antunes e Mário Cláudio. Abril – NEPA / UFF, 11(23), 153-166. https://doi.org/10.22409/abriluff.v11i23.30271