Do sagrado ao profano: Luís de Camões como personagem em obras de Lobo Antunes e Mário Cláudio

Autores

  • Tamy de Macedo Pimenta Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v11i23.30271

Palavras-chave:

Camões, profanação, romance contemporâneo.

Resumo

O presente texto busca demonstrar como os escritores portugueses António Lobo Antunes e Mário Cláudio transformaram Luís de Camões em personagem de seus romances – As Naus (1988) e Os Naufrágios de Camões (2017), respectivamente –, enfatizando, ainda que de maneiras bastante divergentes, sua condição frágil e humana. Escrevendo a partir dos rastros e das lacunas da biografia camoniana – embora não deixando de modificá-la e até mesmo hibridizá-la a outros contextos, como em As Naus –, os dois exploram diferentes possibilidades na figura de Luís de Camões, destruindo a aura que a leitura ideológica Salazarista impôs ao poeta e devolvendo-o ao uso comum. Nesse sentido, em ambas as obras, estamos diante de uma personagem camoniana profana que, mesmo dentro do âmbito ficcional – e talvez por isso mesmo –, contribui para repensarmos criticamente o lugar do poeta no Portugal de outrora e do presente, já que “não se trata somente de não se esquecer do passado, mas também de agir sobre o presente” (GAGNEBIN, 2006, p. 55).

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Biografia do Autor

  • Tamy de Macedo Pimenta, Universidade Federal Fluminense
    Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estudos de Literatura na subárea de Literatura Portuguesa e Africanas de Língua Portuguesa pela mesma instituição. Professora de Língua Inglesa pela Fundação Municipal de Educação de Niterói e pela SEEDUC-RJ.

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

Do sagrado ao profano: Luís de Camões como personagem em obras de Lobo Antunes e Mário Cláudio. (2019). Abril – NEPA UFF, 11(23), 153-166. https://doi.org/10.22409/abriluff.v11i23.30271