Reinata Sadimba, Paulina Chiziane, Isabela Figueiredo – corpos resistentes que contam e multiplicam histórias
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i26.47402Palavras-chave:
Arte, Corpo Feminino, Escrita Feminina; Resistência;, Literatura, SexualidadeResumo
O presente artigo busca como objetivo geral destacar certos trabalhos artísticos que refletem sobre o corpo feminino. Pretende, especificamente, observar como agressões impostas ao corpo das mulheres são reveladas, nomeadamente, nas obras da escritora Paulina Chiziane, da escultora Reinata Sadimba, ambas moçambicanas, e da escritora Isabela Figueiredo, portuguesa, nascida em Lourenço Marques. A escrita e a modelagem do barro apresentam-se como territórios onde as revelações ocorrem, na exposição de feridas, na denúncia de abusos e ao pensar a condição feminina, seja em sociedades tradicionais africanas, seja no chamado mundo moderno, durante e após o colonialismo português. Os objetivos das denúncias destas artistas podem ser encarados, portanto, como catalisadores de resistências e impulsionadores de um novo contexto, no qual as agressões ao corpo feminino sejam ao menos nomeadas e exibidas, a fim de poderem, quem sabe um dia, serem ultrapassadas. A violência que recai sobre Moçambique, no passado e no presente, reverbera nas obras de arte das mulheres aqui estudadas. As experiências pessoais das artistas, sentidas em seus corpos: na pele, no sexo, na boca e na língua que tentaram silenciar, nos ouvidos, nas palavras que lhes foram dirigidas por serem mulheres, tornaram-se rico material para a elaboração de suas obras, repletas de referências a estes corpos-alvo, atacados pela sociedade patriarcal, colonialista e misógina, em diferentes matizes e cenários geopolíticos.
Downloads
Referências
ANZALDÚA, Gloria. Como domesticar uma língua selvagem. In: MACEDO, Ana Gabriela (org.). Estudos comparatistas e cosmopolitismo: pós-colonialidade, tradução, arte e género. Braga: Universidade do Minho, CEHUM, 2017. p. 225-238. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/59751. Acesso em: 28 nov. 2020.
CHIZIANE, Paulina. Niketche – Uma história de poligamia. Alfragide: Caminho, 2002.
CHIZIANE, Paulina. Balada de amor ao vento. Lisboa: Caminho, 2003.
CHIZIANE, Paulina. Eu, Mulher… Por uma nova visão do mundo. In: Abril – Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Vol. 5, nº10, p. 199-205, Abril de 2013.
CHIZIANE, Paulina. Prefácio. In: Figueiredo, Isabela. Caderno de memórias coloniais. 7ª ed. Alfragide: Caminho, 2017.
CIXOUS, Hélène. La risa de la medusa: ensayos sobre la escritura. Prólogo y traducción Ana Maria Moix; traducción revisada Myriam Díaz-Diocaretz. Barcelona: Anthropos; Madrid: Comunidad de Madrid. Consejería de Educación. Dirección General de la Mujer; San Juan: Universidad de Puerto Rico, 1995.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco,1999.
FIGUEIREDO, Isabela. Caderno de memórias coloniais. 7ª ed. Alfragide: Caminho, 2017.
JONES, Ann Rosalind. Escrever o corpo: para uma compreensão de l’écriture féminine. Tradução Maria Filomena Louro. In: MACEDO, Ana Gabriela (org.). Gênero, Identidade e Desejo. Lisboa: Edições Cotovia, 2002. p. 75-95.
KAUR, Rupi. Outros jeitos de usar a boca. Rio de Janeiro: Editora Planeta do Brasil, 2017.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - episódios de racismo quotidiano. Tradução de Jess Oliveira.1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LABAN, Michel. Moçambique: encontro com escritores. v. III. Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 1998.
POLLOCK, Griselda. A política da teoria: gerações e geografias na teoria feminista e na história das histórias de arte. Tradução Ana Gabriela Macedo e Maria Amélia Carvalho. In: MACEDO, Ana Gabriela (org.). Gênero, Identidade e Desejo. Lisboa: Edições Cotovia, 2002. p. 191-220.
RICH, Adrienne. Notas para uma política da localização. Tradução Maria José da Silva Gomes. In: MACEDO, Ana Gabriela (org.). Gênero, Identidade e Desejo. Lisboa: Edições Cotovia, 2002. p. 15-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Abril – NEPA / UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).