O fino tecer de “retalhos variados” em Tocata para dois clarins, de Mário Cláudio

Autores

  • Mariana Caser da Costa Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.53362

Palavras-chave:

Tocata para dois clarins, Mário Cláudio, Literatura portuguesa contemporânea, Literatura e outras artes, Ironia

Resumo

O romance Tocata para dois clarins, publicado em 1992 por Mário Cláudio, coerente com o conjunto da obra do escritor, é espaço de um profícuo diálogo entre a literatura e outras manifestações artísticas. Nele, a história do casal formado por António e Maria, que remete à biografia do próprio Mário Cláudio, revisita o período estadonovista português, contudo, lançando mão de artifícios para a tessitura de enredos que buscam subverter a dureza dos clarins do sistema salazarista. Este artigo, ao revisitar o romance da década de 1990 do século passado, pretende destacar os “retalhos variados” que o compõem, demonstrando, a partir da contemporaneidade das discussões por ele provocadas, uma reflexão sobre o papel da literatura na representação do real e nas possibilidades criativas de sua re-elaboração. Esses “retalhos”, a saber, a música, a fotografia, a escultura, a arquitetura e a própria literatura, têm destaque à luz de consagradas leituras críticas do texto marioclaudiano, como aquelas empreendidas por Maria Theresa Abelha Alves, Teresa Cerdeira e Dalva Calvão. Além disso, fundamentam esta proposta teóricos das relações dialógicas entre a literatura e outras artes, tais como Karl Erik Schøllhammer, Alberto Manguel e Aguinaldo José Gonçalves, que passam, evidentemente, pelo incontornável nome de G. E. Lessing. Renunciando ao ineditismo de seu objeto de leitura, este artigo recupera textos do passado recente para realçar o caráter metalinguístico, autorreflexivo e (auto)irônico da produção literária portuguesa do pós-74, de que Mário Cláudio é representante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Caser da Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Literatura comparada, mestre em Estudos de literatura e especialista em Literaturas e culturas de língua portuguesa (Portugal e África) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é revisora do quadro permanente da Fundação Cecierj.

Referências

ALVES, Henrique Roriz Aarestrup. Tocata: a (des)construção de uma nação. Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2001, Belo Horizonte. Encontros prodigiosos: Anais do XVII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2001. v. 01. p. 396-401.

ALVES, Maria Theresa Abelha. Tocata para dois clarins: a fotografia da memória. Boletim do Centro de Estudos Portugueses da UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n.16, p. 13-20, 1993.

ÁRVORE – COOPERATIVA DE ACTIVIDADES ARTÍSTICAS, C.R.L. et al. Mário Cláudio: 30 anos de vida literária. 1969–1999. Árvore; Fundação Engenheiro Antônio de Almeida; Livraria Modo de Ler: Porto, 1999.

BACHELARD, Gaston . A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BORGES, Jorge Luis. Ficções. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

CALVÃO, Dalva. Da alienação à crítica: um duplo olhar sobre o passado. In: JORGE, Silvio Renato (Org.). Literaturas de Abril e outros estudos. Niterói: EdUFF, 2002. p. 45-52.

CALVÃO, Dalva. Narrativa biográfica e outras artes: reflexões sobre a escrita literária e criação estética na Trilogia da Mão, de Mário Cláudio. Niterói: EdUFF, 2008.

CERDEIRA, Teresa Cristina. A tela da dama: ensaios de literatura. Lisboa: Presença, 2014.

CERDEIRA, Teresa Cristina. O avesso do bordado: ensaios de literatura. Lisboa: Editorial Caminho, 2000.

CLÁUDIO, Mário. A Quinta das Virtudes. Rio de Janeiro: Record, 1999.

CLÁUDIO, Mário. Astronomia. Lisboa: Dom Quixote, 2015.

CLÁUDIO, Mário. O Pórtico da Glória. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

CLÁUDIO, Mário. Tocata para dois clarins. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

COUTO, Mia. “A carta”. In: COUTO, Mia. Cronicando. Lisboa: Caminho, 2013.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução: Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

GONÇALVES, Aguinaldo José. Relações homológicas entre literatura e artes plásticas: algumas considerações. Literatura e sociedade: revista de teoria literária e literatura comparada, São Paulo, n. 2, p. 56-68, 1997.

LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens de Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

RIBEIRO, Anabela Mota. Mário Cláudio (entrevista). 2004. Disponível em: https://anabelamotaribeiro.pt/mario-claudio-107715. Acesso em: 3 mar. 2022.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Além do visível: o olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

SILVA, Edson Rosa da. O museu imaginário e a difusão da cultura. In: Revista SemeaR. Rio de Janeiro, n. 6, 2002. Disponível em: http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/catedra/revista/6Sem_14.html. Acesso em: 3 mar. 2022.

SILVEIRA, Jorge Fernandes da (Org.). Escrever a casa portuguesa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Costa, M. C. da. (2022). O fino tecer de “retalhos variados” em Tocata para dois clarins, de Mário Cláudio. Abril – NEPA / UFF, 14(29), 143-158. https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.53362