v. 14 n. 29 (2022): Literatura e outras artes

					Visualizar v. 14 n. 29 (2022): Literatura e outras artes

Organização: Livia Apa (CESAc- Università degli Studi di Napoli L’Orientale”) e Júlio Machado (Universidade Federal Fluminense)

2º sem.: jul.-dez. 2022.
Data da publicação: 31out. 2022.

Publicado: 2022-10-31

Apresentação

  • Literatura e outras artes

    Livia Apa, Júlio Machado
    09-12
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.56228

Artigos

  • O oceano índico, espelho de afetos e memórias na filmografia de Lara Sousa: reflexões sobre cinema e literatura em Moçambique

    Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco
    15-29
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54843
  • Literatura e cinema: a tradução cinematográfica num poema de Paula Tavares

    Luana Estefany da Silva Leite, Raíra Costa Maia de Vasconcelos
    31-42
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.53186
  • A poesia pictórica de Virgílio de Lemos & seus heterônimos: ecos simbolistas e impressionistas em traços de vanguarda

    Luciana Brandão Leal
    43-56
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.52670
  • Sentidos da marginalidade: uma leitura espacial de Marginais e outros contos a partir da obra de Hélio Oiticica

    Renata Cristine Gomes de Souza
    57-64
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54922
  • O Grito de Goya em poetas portugueses: Sena, Amaral, Jonas e Braga

    Roberto Bezerra de Menezes
    65-78
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54671
  • Poesia “como se”: intermidialidades em Patrícia Lino

    Paulo Alberto da Silva Sales
    79-90
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54718
  • Os modos de ver na obra de Fernando Namora: ressonâncias entre a literatura, a pintura e o cinema

    Karina Frez Cursino
    91-105
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54726
  • Aprendendo a (pas)sarar: Saramago e a leveza

    Gabriel Franklin
    107-118
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54835
  • Cidade sem nome, homem sem face: escolhas e estratégias na adaptação fílmica de O homem duplicado

    Edson José Rodrigues Júnior
    119-141
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54724
  • O fino tecer de “retalhos variados” em Tocata para dois clarins, de Mário Cláudio

    Mariana Caser da Costa
    143-158
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.53362
  • O des-velamento de Alice em O fotógrafo e a rapariga, de Mário Cláudio

    Gabriel Dottling Dias
    159-171
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54605

Resenhas

  • As mulheres e a imprensa no século XIX: o caso de Francisca Wood

    Fabio Mario da Silva
    175-178
    DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.55184