O des-velamento de Alice em O fotógrafo e a rapariga, de Mário Cláudio
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54605Palavras-chave:
Narrativa portuguesa contemporânea, Mário Cláudio, Intertextualidade, fotografia, Alice no país das MaravilhasResumo
Este artigo tem por objetivo elaborar uma leitura crítica da novela O fotógrafo e a rapariga (2015), do escritor português Mário Cláudio, levando em conta, a construção da personagem Alice Liddell por meio de procedimentos que envolvem a questão da memória – o que permite à personagem (re)escrever, na novela, a própria história. Para isso, será necessário esmiuçar o elaborado jogo narrativo e intertextual que atravessa o texto. Para analisar a escrita da personagem Alice, recorremos a suas memórias, seus devaneios, suas histórias e suas fotografias, tiradas pelo Charles Dodgson. A partir desse elaborado jogo textual, des-velaremos Alice, procurando entender como se dá seus desdobramentos no livro do autor português.
Downloads
Referências
AVELAR, Mário. Ekphrasis: o poeta no atelier do artista. Lisboa: Cosmos, 2006.
CLÁUDIO, Mário. O Fotógrafo e a Rapariga. Alfragide: D. Quixote, 2015.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história e cultura. Trad. Sérgio Paulo Roaunet; prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 2012.
CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no País das Maravilhas, Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
CIXOUS, Hélène. Entre l’écriture. Paris: Des femmes, 1986.
CIXOUS, Hélène; DERRIDA, Jacques. Véus... à vela. Trad. Fernanda Bernardo. Coimbra: Quarteto, 2001.
COHEN, Morton. Lewis Caroll, uma biografia. Trad. Rafaella de Filippis. Rio de Janeiro: Record, 1998.
COLLOT, Michel. Do horizonte das paisagens ao horizonte dos poetas. Trad. Eva Nunes Chatel. In: ALVES, Ida Ferreira; FEITOSA, Márcia Manir Miguel (Org.). Literatura e paisagem: perspectivas e diálogos. Niterói: EDUFF, 2010, p. 191-218.
DE MAN, Paul. Autobiography as De-facement. MLN: Comparative Literature. The Johns Hopkins University Press, V. 94, n. 5 dez. 1979. p. 919-930.
DIAS, Gabriel Dottling. Entre fotografias, sonhos e maravilhas: A escrita de Alice em O Fotógrafo e a Rapariga de Mário Cláudio. 90f. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Pensar debruçado. Trad. de. V. Brito. KKYM, 2015.
FAGUNDES, Mônica Genelhu. Desastrada maquinaria do desejo: a prosa do observatório de Júlio Cortázar. São Paulo: Porto de Ideias, 2009.
FAGUNDES, Mônica Genelhu. Uma rapariga no País das Maravilhas: Mário Cláudio, Lewis Carroll e a tradição portuguesa. Convergência Lusíada. Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura. n. 39 a. 2018. p.16-34. Disponível em: https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/241. Acesso em: 20 maio 2022.
PROUST, Marcel. Sodoma e Gomorra. Tradução: Mario Quintana. 3ª ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Abril – NEPA / UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).