Os modos de ver na obra de Fernando Namora: ressonâncias entre a literatura, a pintura e o cinema

Autores

  • Karina Frez Cursino Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54726

Palavras-chave:

Fernando Namora, Interartes, Pintura, Cinema

Resumo

Fernando Namora dedicou aproximadamente cinquenta anos de sua vida ao fazer literário, deixando uma obra significativa e com muitas faces, pois escreveu poemas, contos, romances, ensaios, relatos de viagem, dentre outros trabalhos. Além disso, o escritor pintava, fazia esculturas e escrevia roteiros de cinema, demonstrando um olhar atento para as diversas manifestações artísticas. Dialogando com essas inclinações, mas não se limitando a transpor a experiência vivida para a obra, é possível perceber que sua escrita se comunica com outras artes, permitindo que o leitor tenha uma experiência interartística ao se deparar com certas composições. Esse olhar múltiplo deixa transparecer em alguns de seus textos o observador e amante que foi, especialmente, da pintura e do cinema. Partindo desses encontros da literatura com outras produções artísticas e destacando, principalmente, a criação de imagens por meio das palavras, o presente artigo tem o objetivo de refletir sobre alguns momentos da produção do autor em que o encontro interartístico ressoa em seus textos, trazendo para a literatura marcas e recursos de outras artes.

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Biografia do Autor

Karina Frez Cursino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal Fluminense (CAPES/UFF) sob orientação do Prof. Dr. Silvio Renato Jorge. Mestre em Estudos Literários - subárea Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (CAPES/ UFF).

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Frez Cursino, K. (2022). Os modos de ver na obra de Fernando Namora: ressonâncias entre a literatura, a pintura e o cinema. Abril – NEPA / UFF, 14(29), 91-105. https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.54726