As mulheres e a imprensa no século XIX: o caso de Francisca Wood

Autores

  • Fabio Mario da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.55184

Palavras-chave:

Francisca Wood, século XIX, Cláudia Pazos Alonso

Resumo

Resenha de:

ALONSO, Cláudia Pazos. Anticlericalismo e Feminismo na Imprensa Oitocentista: os artigos de fundo de Francisca de Assis Martins Wood. Porto: Edições Afrontamento e Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Mario da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor de Literatura da Universidade Federal Rural de Pernambuco, também do Programa de Pós-Graduação do ILLA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É pesquisador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) e do CEC (Centro de Estudos Clássicos) ambos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro associado do CRIMIC- Sorbonne Université. Seus interesses de pesquisa se centram na literatura portuguesa, nas literaturas africanas em língua portuguesa e nos estudos sobre as mulheres.

Referências

ALONSO, Cláudia Pazos. Anticlericalismo e Feminismo na Imprensa Oitocentista: os artigos de fundo de Francisca de Assis Martins Wood. Porto: Edições Afrontamento e Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, 2022.

BRIGAS, Miriam Afonso. A herança patriarcal na construção da identidade feminina na legislação civil dos séculos XIX e XX – da esposa obediente à mulher casada com direitos aparentes. In SILVA, Fabio Mario da Silva; RICCI, Debora; RITTA, Annabela; VILELA, Ana Luísa; ROSA, Cristina; CASTAGNA, Vanessa. Estudos de género em contexto lusófono e italiano: debates e reflexões / Studi di Genere in ambito lusofono e italiano: dibattito e riflessioni. Lisboa: CLEPUL, 2019, p. 117-130. Disponível em https://studidigenere.wixsite.com/studidigenere/pubblicazioni, acesso em 21 de maio de 2022.

LOPES, Videira G. (A) mulher (e a literatura do século XIX). In BUESCU, Helena Carvalhão (coord.). Dicionário do Romantismo Literário Português. Lisboa: Caminho, 1997.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Silva, F. M. da. (2022). As mulheres e a imprensa no século XIX: o caso de Francisca Wood. Abril – NEPA / UFF, 14(29), 175-178. https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i29.55184