Tradição e dessubjetivação feminina na cosmopercepção estética de Ana Paula Tavares

Autores

  • Terezinha Taborda Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i31.58629

Palavras-chave:

Tradição, Violência, Poética da relação, Tradução, Literatura Angolana

Resumo

O texto analisa a crônica “A menina dos ovos de ouro”, de Ana Paula Tavares (2004), destacando a maneira como a escritora organiza sua escrita, colocando em relação duas matrizes textuais, duas tradições diferentes, uma ocidental e uma angolana, por meio de um processo transcriador que nos permite ler sua escrita a partir da noção de poética da relação proposta por Édouard Glissant (2005). A hipótese é que, ao estabelecer relação entre essas tradições culturais, a escritora aprofunda o significado da violência simbólica (Bourdieu, 2002) que compõe o dia a dia das mulheres, verticalizando a crítica social e, ao mesmo tempo, humanizando-a, graças à profundidade que atribui à revisão crítica a qual opera nas tradições angolana e ocidental, e que coloca à disposição do leitor em sua poética.

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Biografia do Autor

Terezinha Taborda Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Pesquisadora CNPq-Nível 2. Este trabalho é parte das reflexões desenvolvidas no âmbito das atividades do Grupo de Pesquisas “África e Brasil: repertórios literários e culturais”, no Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, e do Projeto de Pesquisa “Entre textos e contextos: a escrita literária de Ana Paula Tavares”, com o auxílio do CNPq.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Taborda Moreira, T. (2023). Tradição e dessubjetivação feminina na cosmopercepção estética de Ana Paula Tavares. Abril – NEPA / UFF, 15(31), 149-161. https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i31.58629