Tradition and feminine desubjectivation in the world-sense aesthetic of Ana Paula Tavares

Authors

  • Terezinha Taborda Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i31.58629

Keywords:

Tradition, Violence, Poetics of the relationship, Translation, Angolan Literature

Abstract

The study analyzes the text “A menina dos ovos de ouro”, by Ana Paula Tavares (2004), highlighting how the writer organizes her writing by establishing a dialogue between two different traditions, the Western and the Angolan ones. The writer uses a process of transcreation that allows us to read his writing from the notion of poetics of relation, proposed by Édouard Glissant (2005). The hypothesis is that, by relating two cultural traditions, the writer goes deep into the meaning of symbolic violence (Bourdieu, 2002) that makes up daily lives of women, making a social critique and, at the same time, humanizing them, due to the depth with which he reads the Western and Angolan traditions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Terezinha Taborda Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Pesquisadora CNPq-Nível 2. Este trabalho é parte das reflexões desenvolvidas no âmbito das atividades do Grupo de Pesquisas “África e Brasil: repertórios literários e culturais”, no Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, e do Projeto de Pesquisa “Entre textos e contextos: a escrita literária de Ana Paula Tavares”, com o auxílio do CNPq.

References

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CAMPOS, Haroldo de. Da tradução como criação e como crítica. In: Metalinguagem e outras metas: ensaios de teoria e crítica literária. São Paulo: Perspectiva, 2004.

CÂNDIDO, Antônio. A vida ao rés-do-chão. In: Para gostar de ler: crônicas. Volume 5. São Paulo: Ática, 2003, p. 89-99.

CASSAMO, Suleiman. Ngilina, tu vai morrer. In: O regresso do morto. Maputo: Associação dos Escritores Moçambicanos, 1989.

CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1988.

CHIZIANE, Paulina. Niketche, uma história de poligamia. São Paulo: Companhia da Letras, 2004.

ESOPO. Fábulas Completas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

GASPAR, Serafim Lucas. Éfiko: tornar-se “mulher” entre o povo Nhãneka-Humbi da Huíla — Angola. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) – Instituto de Humanidades e Letras dos Malês. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. São Francisco do Conde, 2021. Repositório da UNILAB. Disponível em : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitsetream/123456789/2388/1/2021_arti_serafimgaspar.pdf. Acesso em janeiro de 2023.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lúcia Helena. (Org.) Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MATA, Inocência. O pós-colonial nas literaturas africanas de língua portuguesa. In: X Congresso Internacional da ALADAA (Associação Latino – Americana de Estudos de Ásia e África), 10, 2000, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2156530&forceview=1. Acesso em janeiro de 2023.

MATA, Inocência. A condição pós-colonial das literaturas africanas de língua portuguesa: algumas diferenças e convergências e muitos lugares-comuns. In: LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e ressonâncias – Literaturas Africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: PUCMinas, 2003.

MATA, Inocência. Estudos pós-coloniais: desconstruindo genealogias eurocêntricas. Civitas: Revista de Ciências Sociais, 14(1), p. 27-42, 2014. Disponível em https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.1.16185. Acesso em janeiro de 2023.

OYÈWÙMI, Oyèrónké. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

SEMEDO, Odete. Aconteceu em Gã-Biafada. In: Djênia – histórias e passadas que ouvi contar II. Bissau: Instituto de Estudos e Pesquisas, 2000.

SOUZA, Larissa da Silva Lisboa. O corpo feminino sitiado: uma análise da crônica “A menina dos ovos de ouro”, de Ana Paula Tavares. Todas as musas. N. 2, ano 8, jan-jul, 2017, p. 25-36. Disponível em: https://www.todasasmusas.com.br/16Larissa_Silva.pdf. Acesso em janeiro de 2023.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 2ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.

TAVARES, Ana Paula. A cabeça de Salomé. Lisboa: Editorial Caminho, 2004.

TCHECA, Tony. A prometida. In: Noites de insônia na terra adormecida. Bissau: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, 1996.

Published

2023-11-30

How to Cite

Taborda Moreira, T. (2023). Tradition and feminine desubjectivation in the world-sense aesthetic of Ana Paula Tavares. ABRIL – NEPA / UFF, 15(31), 149-161. https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i31.58629