“E eu, inteira, era um sólido não”: violência colonial em A costa dos murmúrios e Caderno de memórias coloniais

Autores

  • Gustavo Henrique Rückert Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Cristina Arena Forli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i31.58671

Palavras-chave:

Colonialismo, Violência contra a mulher, A costa dos murmúrios, Caderno de memórias coloniais

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os romances A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge, publicado em 1988, e Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo, publicado em 2009. Ambas as obras apresentam mulheres como narradoras que vivem sob o violento regime colonialista português em Moçambique, tendo como ênfase a guerra colonial e o processo de colonização e descolonização, respectivamente. O colonialismo, como um sistema político e ideológico, marcou profundamente a experiência dessas mulheres, na medida em que buscava torná-las, tal como os territórios, objetos de domínio masculino. Dessa forma, interessa-nos analisar como se dão as relações de violência em sociedades coloniais e pós-coloniais. Para tanto, nossa leitura está orientada pelo trabalho de autores como Linda Hutcheon, Grada Kilomba, Eduardo Lourenço, Paulina Chiziane, Thomas Bonnici, Margarida Calafate Ribeiro, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Rückert, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor Adjunto de Literaturas em Língua Portuguesa na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Presidente em exercício da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC).

Cristina Arena Forli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Estudos de Literatura, vinculada à linha de pesquisa Pós-colonialismo e identidades, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membra da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC).

Referências

BHABHA, Homi. The right to narrate. Harvard Design Magazine, n. 38, 2014. Disponível em: http://www.harvarddesignmagazine.org/issues/38/the-right-to-narrate. Acesso em: 23 abril 2023.

BONNICI, Thomas. Teoria e crítica literária feminista: conceitos e tendências. Maringá: Eduem, 2007.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

CHAKRABARTY, Dipesh. A pós-colonialidade e o artifício da história: quem fala em nome dos passados “indianos”? Politeia - História E Sociedade, 19(2), 2020, pp. 104-130. https://doi.org/10.22481/politeia.v19i2.7384. Acesso em 05 de maio de 2023.

CRUZEIRO, Manuela Maria. As mulheres e a Guerra Colonial: um silêncio demasiado ruidoso. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 68, p. 31-41, abril, 2004.

FIGUEIREDO, Isabela. Caderno de memórias coloniais. Alfragide: Ed. Caminho, 2015, e-book.

FORLI, Cristina Arena. “O colonialismo era meu pai”: memórias da infância e da adolescência em romances portugueses contemporâneos. 2021. Tese (Doutorado em Letras) — Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021, 220.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir – Nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Obras completas, v. IV e V. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

JORGE, Lídia. A costa dos murmúrios. Rio de Janeiro: Record, 2004.

JORGE, Lídia. Entrevista à Andreia Azevedo Soares. Colecção Mil Folhas. Julho de 2002. Disponível em: http://static.publico.pt/docs/cmf/autores/lidiaJorge/ljorge.htm. Acesso em 22 maio 2023.

PRIORE, Mary Del. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

RIBEIRO, Margarida Calafate. África no feminino: as mulheres portuguesas e a Guerra Colonial. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 68, p. 7-29, abril, 2004.

RIBEIRO, Margarida Calafate. Itinerâncias: percursos e representações da pós-colonialidade. Porto: Edições Húmus, 2012.

RÜCKERT, Gustavo Henrique. As guerras coloniais entre chuvas de gafanhotos e caminhos no deserto. In.: RÜCKERT, Gustavo Henrique. Entre pós-colonialismos: a escritura da história colonial em romances portugueses e angolanos. Curitiba: Brazil Publishing, 2019. P. 33-84.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Rückert, G. H., & Forli, C. A. . (2023). “E eu, inteira, era um sólido não”: violência colonial em A costa dos murmúrios e Caderno de memórias coloniais. Abril – NEPA / UFF, 15(31), 77-91. https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i31.58671