Sobre a liberdade: a leitura de “A mãe de um rio”, de Agustina Bessa-Luís

Autores

  • Viviane Vasconcellos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i31.58928

Palavras-chave:

Agustina Bessa-Luís, Liberdade, Mulher

Resumo

Este ensaio investiga uma das formulações para a ideia de liberdade na obra de Agustina Bessa-Luís. Como ponto inicial, analisaremos dois artigos da escritora, inseridos na coletânea Alegria do mundo I, em que Agustina fará algumas observações sobre a padronização dos comportamentos humanos e a necessidade de um entendimento mais amplo da cultura e da história. Em seguida, um outro texto é relevante para a argumentação que será desenvolvida. Em “Da condição da mulher”, publicado no livro citado, a escritora fará apontamentos sobre os papéis da mulher e os significados para liberdade. Após a leitura dos textos, percebemos que Agustina ressaltará a importância da valorização do comportamento não padronizado, a relevância da experiência das relações vivas, a exigência de uma força e de uma ação e o diálogo inevitável entre liberdade e responsabilidade. Para estabelecer uma conversa com o pensamento crítico da escritora, faremos uma leitura do conto “A mãe de um rio” (1959), narrativa em que as considerações presentes nos artigos estão também presentes. Desenvolveremos, ainda, a ideia da criação como uma das formas de liberdade, além de outros temas que se associam à relação entre mãe e rio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Vasconcellos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada de Literatura Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na graduação, especialização e pós-graduação. É Doutora pela Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Mestra em Literatura Portuguesa (UFF). Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo), Filosofia e Letras (Português/Italiano). Atualmente, pesquisa o pensamento sobre a arte na obra de Agustina Bessa-Luís e Vergílio Ferreira.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BESSA-LUÍS, Agustina. Alegria do mundo I. Lisboa: Guimarães Editores, 1996.

BESSA-LUÍS, Agustina. A mãe de um rio. Lisboa: Babel, 2014.

BESSA-LUÍS, Agustina. A Sibila. Lisboa: Guimarães Editores, 2005.

CALVÃO, Dalva. Enigma e dissipação: A Corte do Norte, de Agustina Bessa-Luís. In: DUARTE, Lélia Parreira (org.). A escrita da finitude: de Orfeu e de Perséfone. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2008, p. 35-45.

Inquietude. Direção de Manoel de Oliveira. Gémini Films, 1998, 110 min.

LOPES, Silvina Rodrigues. Agustina Bessa-Luís: as hipóteses do romance. Porto: Edições Asa, 1992.

PORTELA, Artur. Agustina por Agustina – Entrevista. Lisboa: Dom Quixote, 1986.

WOOLF, Virginia. Sobre estar doente. São Paulo: Editora Nós, 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Vasconcellos, V. (2023). Sobre a liberdade: a leitura de “A mãe de um rio”, de Agustina Bessa-Luís. Abril – NEPA / UFF, 15(31), 93-104. https://doi.org/10.22409/abriluff.v15i31.58928