A modernização da arte teatral no século XIX em livretos para Portugal e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v17i34.65209Palavras-chave:
Teatro português, Teatro Brasileiro, Biblioteca do Povo e das EscolasResumo
O artigo analisa três folhetos da coleção oitocentista Biblioteca do Povo e das Escolas, sob a perspectiva editorial de um projeto de Propaganda de Instrução para Portugueses e Brasileiros, publicados pelo editor David Corazzi, referente às artes da cena com os títulos A Arte no Teatro, Arte Dramática e Manual do Ensaiador Dramático. Os dois primeiros escritos por um artista plástico e cenógrafo — Manoel de Macedo — e o terceiro de autoria de um ensaiador e professor — Augusto de Melo. Reeditados pela Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2022, com organização e notas do Professor Walter Lima Torres Neto, prefácios de Guilherme Felipe, pesquisador português, e com posfácios de professores brasileiros, os volumes abrem novas possibilidades para práticas da historiografia do teatro que se debruçam sobre os inevitáveis contatos dos palcos portugueses e brasileiros no século XIX e início do XX.
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