A modernização da arte teatral no século XIX em livretos para Portugal e Brasil

Autores

  • Maria Helena Werneck Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v17i34.65209

Palavras-chave:

Teatro português, Teatro Brasileiro, Biblioteca do Povo e das Escolas

Resumo

O artigo analisa três folhetos da coleção oitocentista Biblioteca do Povo e das Escolas, sob a perspectiva editorial de um projeto de Propaganda de Instrução para Portugueses e Brasileiros, publicados pelo editor David Corazzi, referente às artes da cena com os títulos A Arte no Teatro, Arte Dramática e Manual do Ensaiador Dramático. Os dois primeiros escritos por um artista plástico e cenógrafo — Manoel de Macedo — e o terceiro de autoria de um ensaiador e professor — Augusto de Melo. Reeditados pela Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2022, com organização e notas do Professor Walter Lima Torres Neto, prefácios de Guilherme Felipe, pesquisador português, e com posfácios de professores brasileiros, os volumes abrem novas possibilidades para práticas da historiografia do teatro que se debruçam sobre os inevitáveis contatos dos palcos portugueses e brasileiros no século XIX e início do XX.

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Biografia do Autor

  • Maria Helena Werneck, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua no Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas. Organizadora do livro Rotas de Teatro entre Portugal e Brasil (7 Letras, 2012), para o qual escreveu o capítulo “A solução dos transatlânticos”, resultado de pesquisa de que também decorreu o texto “Arrefecendo a colonialidade: João do Rio e o projeto de embaixada teatral com­partilhada por Brasil e Portugal”, publicado no livro João do Rio Plural (Real Gabinete Português de Leitura/7 Letras, 2022).

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Publicado

2025-06-29

Como Citar

A modernização da arte teatral no século XIX em livretos para Portugal e Brasil. (2025). Abril – NEPA UFF, 17(34), 83-98. https://doi.org/10.22409/abriluff.v17i34.65209