Era preciso escrever: as fragmentações de Que importa a fúria do mar
DOI:
https://doi.org/10.22409/x63a8e30Palavras-chave:
Ana Margarida de Carvalho, Que importa a fúria do mar, Ficção portuguesa contemporâneaResumo
O presente artigo abordará o livro Que importa a fúria do mar, estreia fic-cional de Ana Margarida de Carvalho, autora portuguesa contemporânea. A partir da ficcionalização de um acontecimento histórico — a prisão de revoltosos do 18 de janeiro de 1934 em Marinha Grande, que dois anos depois estariam na construção do campo de concentração do Tarrafal —, o livro da autora lusitana desenvolve a temática de resistência, memória e testemunho. Com intuito de investigar a maneira que Ana Margarida de Carvalho dá voz aos vencidos, serão analisadas as fragmentações presentes em sua obra, tanto no campo da narrativa, com o entrelaçamento de diferentes contextos históricos, como do discurso, em que o caráter intertextual se manifesta.
Downloads
Referências
ANDRADE, Eugénio de. Poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2017.
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Coral e outros poemas. Seleção e apresentação de Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução de Hortênsia dos Santos. 2.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: Crítica da violência. Tradução de Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
CARVALHO, Ana Margarida de. Que Importa a Fúria do Mar. Alfragide: Leya, 2019.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Curitiba: Kotter editorial, 2024.
CAMÕES, Luís de. Obras completas de Luiz Vaz de Camões, II volume, Lírica. Organização, introdução e notas de Maria Vitalina Leal de Matos. 2ª edição. Silveira: E-primator, 2022.
FIGUEIREDO, Mônica. Ana Margarida de Carvalho: Prazer em conhecer. In: Prosa e Verso no Real. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0qYaqgulEHw>. Acesso em: 05 abr. 2025.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Tradução de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Penguim Classics Companhia das Letras, 2011.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. 2ª edição. São Paulo: Editora 34, 2009.
Lopes, Adília. Dobra: Poesia reunida – 1983-2021. Lisboa: Assírio & Alvim, 2021.
Os Dias da História: Revolta da Marinha Grande. Produção: Antena 2. Autoria de Paulo Sousa Pinto. RTP Ensina, 2018. Disponível em: <https://ensina.rtp.pt/artigo/revolta-da-marinha-grande/>. Acesso em: 30 mar. 2025.
PIMENTEL, Irene. A História da PIDE. Lisboa: Círculo de Leitores, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Abril – NEPA / UFF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.

A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).






