Gastão Cruz: testemunha do tempo

Autores

  • Paulo Braz Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i28.52455

Palavras-chave:

Gastão Cruz, Arquivo, Intertextualidade, Modernidade

Resumo

A intertextualidade, para além de mero recurso dialogante, é um aspecto fundador da poética de Gastão Cruz. O que significa dizer, em outras palavras, que a obra gastoniana não é devidamente compreendida se não à luz de outras vozes comunicantes com as quais se funde para a constituição de um discurso próprio. Assim, esse artigo busca descrever como tal poética pode ser compreendida como um arquivo da modernidade em Portugal, considerando a articulação das atividades de poeta e ensaísta crítico que Gastão desempenha. A figura do poeta-leitor é, portanto, reivindicada para pensar como os procedimentos críticos de leitura da obra de outros autores podem cumprir uma função criativa na sua arte de fazer versos. É também trazido à tona uma reflexão sobre a natureza do tempo e da morte na poesia de Gastão, o que nos conduz a uma abordagem mais ampla e problematizadora da ideia de arquivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Braz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Letras – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense.

Referências

BELO, Ruy. Todos os poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Tradução de Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Obra breve. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução de Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

CRUZ, Gastão. A vida da poesia: textos críticos reunidos. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.

CRUZ, Gastão. Os poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

CRUZ, Gastão. Escarpas. Rio de Janeiro: Móbile, 2011.

CRUZ, Gastão. Observação do verão. Lisboa: Assírio & Alvim, 2011.

CRUZ, Gastão. Observação do verão seguido de Fogo. Rio de Janeiro: Móbile, 2013.

CRUZ, Gastão. Óxido. Lisboa: Assírio & Alvim, 2015.

CRUZ, Gastão. Existência. Lisboa: Assírio & Alvim, 2017.

DEL MAS, Bruno. Arquivos para quê? Textos escolhidos. Tradução de Danielle Ardaillon. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2010.

DERR IDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução de Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

EIRAS, Pedro; MAFFEI, Luis. A vida repercutida: uma leitura de poesia de Gastão Cruz. Lisboa: Esfera do Caos, 2012.

HELDER, Herberto. Poemas canhotos. Lisboa: Assírio & Alvim, 2015.

MIRANDA, Francisco de Sá de. Poesias. Edição de Marcia Arruda Franco. Coimbra: Angelus Novus, 2011.

NAVA, Luis Miguel. Ensaios reunidos. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

PESSOA, Fernando. Poemas de Álvaro de Campos. Fixação de textos, introdução e notas de Cleonice Berardinelli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

SILVE IRA, Jorge Fernandes. Portugal maio de Poesia 61. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Como Citar