A mulher, o mal? - Representações do feminino em José Saramago

Autores

  • Débora Renata de Freitas Braga UEA
  • Otávio Rios UEA

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v4i8.29726

Palavras-chave:

José Saramago, Feminino, Magia

Resumo

Nesta pesquisa propomos analisar a representação feminina na literatura pela perspectiva masculina, para verificar em que medida o posicionamen­to do autor se vincula (ou não) aos preceitos e (pre)conceitos da moral cristã – a mulher portadora do pecado original, causa dos infortúnios mas­culinos, propensa à bruxaria e à sedução como veículo de insubordinação –, e o que os vestígios deste olhar masculino implicam. À luz de teóricos como Gilles Lipovetsky e ensaístas como Helder Macedo, Maria Alzira Sei­xo, Beatriz Berrini e Maria de Fátima Marinho, elegemos as obras Caim, Memorial do Convento e Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Partin­do do pressuposto de que as personagens possuem elementos comuns en­tre si, dividimos a pesquisa em dois momentos: no primeiro, discutiremos como se configura o feminino em Saramago sob os aspectos do olhar, do erotismo, da sedução e da magia, para verificar de que maneira são rele­vantes na configuração de seus papéis no universo masculino; no segundo passo, analisaremos quatro personagens – eva e lilith, de Caim; Blimunda, do Memorial do Convento e a mulher do médico, do Ensaio sobre a ceguei­ra, identificando os elementos apontados anteriormente e comparando-os. 

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Biografia do Autor

Débora Renata de Freitas Braga, UEA

Universidade do Estado do Amazonas

Otávio Rios, UEA

Universidade do Estado do Amazonas

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Publicado

2012-04-16

Como Citar

Braga, D. R. de F., & Rios, O. (2012). A mulher, o mal? - Representações do feminino em José Saramago. Abril – NEPA / UFF, 4(8), 113-130. https://doi.org/10.22409/abriluff.v4i8.29726