Apresentação

Autores

  • Tatiana Pequeno Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Daniel Rodrigues Université Clermont Auvergne / CELIS

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i26.49710

Palavras-chave:

apresentação

Resumo

Apresentação à Abril 26.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Pequeno, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011), com tese sobre os sentidos políticos da obra de Maria Gabriela Llansol. É professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Literatura do Instituto de Letras e atua sobretudo como professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o grupo de pesquisa: "Feminismos, Corpo, Gênero e Sexualidade nas Literaturas de Língua Portuguesa", projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Margarida Losa, da Universidade do Porto. É autora de diversos ensaios e textos críticos, além de ter publicado três livros de poesia: "réplica das urtigas" (2009), "Aceno" (2014) e "Onde estão as bombas" (2019). Foi professora adjunta de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia entre 2012 e 2014, tendo sido Gestora do Núcleo de Formação da Pró-reitoria de Extensão da UFRB e vice-coordenadora do Curso de Letras do Centro de Formação de Professores, localizado em Amargosa, no interior baiano. Atua como docente do ensino superior há mais de dezesseis anos e tem experiência como gestora, extensionista, pesquisadora e avaliadora em diversos corpos editoriais acadêmicos, trabalhando principalmente na área de Letras, com foco nas Literaturas de Língua Portuguesa.

Daniel Rodrigues, Université Clermont Auvergne / CELIS

Professor Adjunto na Universidade Clermont Auvergne, e membro permanente do Centro de Pesquisas CELIS (Centre de Recherches sur les Littératures et la Sociopoétique – EA 4820). Sua pesquisa focaliza-se sobre a literatura portuguesa contemporênea, em particular sobrea obra do poeta Herberto Helder et sobre as poéticas do eu. Coordena, com Assia Mohassine, o eixo “Genres littéraire et gender” do CELIS. Trabalha atualmente sobre o Matrimônio cultural, e é membro do projeto MAAC (Matrimoine afro-américain et caribéen) da Agência Universitária para a Francofonia (AUF-Caraïbes). É professor de literatura e civilização portuguesa e de língua portuguesa.

Referências

ANZIEU, Didier. Le corps à l’oeuvre. Paris: Galimard, 1981.

BARCELLOS, José Carlos. Literatura e Homoerotismo Masculino: perspectivas teórico-metodológicas e práticas críticas In, FOUREAUX DE SOUZA, José Luiz, Literatura e Homoerotismo, São Paulo: Scortecci, 2002.

CHICHE, Sarah. Éloge de l’égarement, in FREUD, Sigmund, Trois essais sur la théorie sexuelle, Paris: Payot & Rivages, 2014.

CIXOUS, Hélène. Le rire de la Méduse et autres ironies. Paris: Galilée, 2010.

GRONHOVD, Anne-Marie. Du côté de la Sexualité. Proust, Yourcenar, Tournier, Montréal: XYZ Éditeur, 2004.

KLOBUCKA, Anna M. O Formato Mulher. A Emergência da Autoria Feminina na Poesia Portuguesa, Coimbra: Angelus Novus, 2009.

NANCY, Jean-Luc. Corpus, Paris: Metailié, 2006.

PESSOA, Fernando. Carta a Adolfo Casais Monteiro 13 de Janeiro de 1935, consultada em URL: http://arquivopessoa.net/textos/3007, acesso em

/4/2021.

VANIER, Alain. Une singulière amnésie, in FREUD, Sigmund, Trois essais sur la théorie sexuelle, Paris: Flammarion, 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

Pequeno, T., & Rodrigues, D. (2021). Apresentação. Abril – NEPA / UFF, 13(26), 9-16. https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i26.49710

Edição

Seção

Apresentação