Ana Margarida de Carvalho e a subversiva escrita da crueldade

Autores

  • Carlos Henrique Soares Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i28.52417

Palavras-chave:

Ficção portuguesa contemporânea, Estética da crueldade, Ana Margarida de Carvalho

Resumo

Ana Margarida de Carvalho é uma das mais renomadas vozes da literatura portuguesa contemporânea. Com o objetivo de contribuir para a fortuna crítica da autora, este trabalho pretende a leitura de um de seus contos, a narrativa intitulada “Última ceia”, presente na coletânea Pequenos delírios domésticos (2017). Para tal, propõe-se como apoio teórico-crítico os estudos a respeito da estética da crueldade, tal como fizeram Artaud (2006), Gomes (2004), Santos (2004), bem como outras contribuições epistemológicas. Ademais, também procura-se conjugar as reflexões de Martins (2015) a respeito da literatura como “compromisso social e humano” (p. 18) e as possíveis relações que tal abordagem poderia estabelecer com a escrita da crueldade.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Soares Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciado em Letras: Português-Literaturas (2016) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Cursou o Mestrado em Literatura Portuguesa (2020) pela mesma instituição, com dissertação sobre a obra ficcional de Hélia Correia. Atualmente, é doutorando em Literatura Portuguesa do PPGLEV-UFRJ, com bolsa CAPES, dedicando-se, sobretudo, ao estudo das relações entre Literatura, História e Memória.

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Publicado

2022-04-15

Como Citar

Soares Fonseca, C. H. (2022). Ana Margarida de Carvalho e a subversiva escrita da crueldade. Abril – NEPA / UFF, 14(28), 51-64. https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i28.52417