Inscrever Lisboa com raios de sol e outros instrumentos agudos: a cidade na poesia de Fiama Hasse Pais Brandão

Autores

  • Mônica Genelhu Fagundes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i28.52483

Palavras-chave:

Fiama Hasse Pais Brandão, Estilo, Agudeza, Cidade

Resumo

Tendo partido da proposta de observar a representação de Lisboa na poesia de Fiama Hasse Pais Brandão, este artigo se desvia do objeto referencial para os modos de sua percepção, e se detém sobre uma coleção de instrumentos de que a poeta se vale para inscrever a paisagem da cidade em poesia. Unidos pelo aspecto da agudeza e por propriedades perfuro-cortantes, estes objetos materializam poeticamente o estilo (forma particular de expressão, mas também haste pontiaguda que servia à escrita dos antigos) de uma escritura esporeante, que Derrida reconheceu como um atributo do feminino: capaz de desestabilizar saberes, a um tempo rasgando e defendendo os véus de uma verdade que só se desvela à distância e como distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Genelhu Fagundes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Literatura Comparada pela UFRJ. Membro do Polo de Pesquisas Luso- -Brasileiras – PPLB (Real Gabinete Português de Leitura/RJ) e da Cátedra Jorge de Sena (UFRJ).

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Historia da arte como historia da cidade. Trad. Pier Luigi Cabra. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

AUERBACH, Erich. Farinata e Cavalcante. In: AUERBACH, Erich. Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1997. p. 151-175.

BATAILLE, Georges. Olho. In: BATAILLE, Georges. Documents: Georges Bataille. Trad. João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. Desterro (Florianópolis): Cultura e barbárie, 2018. p. 97-100.

BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Obra breve. Poesia reunida. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

BRYSON, Norman. Looking at the overlooked. Four essays on still life painting. London: Reaktion Books, 1990.

CIXOUS, Hélène. Preface to Stigmata. Trad. Eric Prenowitz. Londres; Nova York: Routledge, 2005. p. x - xiii.

DERRIDA, Jacques. Glas. Paris: Galilée, 1974.

DERRIDA, Jacques. Esporas: os estilos de Nietzsche. Trad. Rafael Haddock-Lobo e Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: NAU, 2013.

DICKINSON, Emily. Cem Poemas. Trad. e Org. Ana Luísa Amaral. Lisboa: Relógio d’Água, 2010.

SANTA TERESA D’AVILA. The life of Saint Teresa of Jesus. Trad. David Lewis. Londres: Aeterna Press, 2015.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Como Citar

Fagundes, M. G. (2022). Inscrever Lisboa com raios de sol e outros instrumentos agudos: a cidade na poesia de Fiama Hasse Pais Brandão. Abril – NEPA / UFF, 14(28), 93-107. https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i28.52483