‘Tiago Veiga, uma biografia’, de Mário Cláudio: a marcha do século XX ou a memória do Portugal contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v5i11.29672Palavras-chave:
biografia romanceada, memória cultural e literária, romance português contemporâneoResumo
O romance de Mário Cláudio, Tiago Veiga, uma biografia (2011), é uma longa e modelar biografia, na senda de outras biografias anteriores. Entre outras singularidades, nesta obra destacam-se três formas articuladas de escrita da memória: primeira, a ideia de um consciente e ousado projecto heteronímico, centrado na vida da figura misteriosa de Tiago Veiga; segunda, o relato biográfico construído, além de respeitar os códigos do género, é elaborado através de um vasto tecido de reminiscências intertextuais; terceira, recriando a vida cosmopolita de uma figura desconhecida, nascida em 1900, acaba por transformar-se na singular biografia crítica de Portugal, ao longo de cerca de um século.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).