Lavra no deserto: a poética de Nuno Guimarães

Autores

  • Aline Duque Erthal Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29858

Palavras-chave:

Nuno Guimarães, poesia portuguesa contemporânea, deserto.

Resumo

A resposta política à leitura e à vivência moderna do real deu-se de diversas maneiras na poesia portuguesa. Se os olhos contemporâneos voltam-se com crescente atenção para as escritas pós-60, um nome permanece imerecidamente obscuro para os leitores de agora: o de Nuno Guimarães. Apesar da vida e produção curtas, o poeta erigiu uma obra em que se cruzam as principais linhas de reflexão dos anos 60 e tendências desenvolvidas na década de 70; ao mesmo tempo, sua voz autônoma e madura exibe envergadura suficiente para merecer um lugar ético e poético de interesse no panorama da literatura portuguesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Duque Erthal, Universidade Federal Fluminense
    Doutoranda em Letras (Literatura Portuguesa) na Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa da Capes. Possui mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela mesma universidade; especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África, também pela UFF; e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003).

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Lavra no deserto: a poética de Nuno Guimarães. (2015). Abril – NEPA UFF, 7(14), 171-188. https://doi.org/10.22409/abriluff.v7i14.29858