Escrita literária moçambicana e saberes endógenos
DOI:
https://doi.org/10.22409/abriluff.v8i17.29905Palavras-chave:
Escrita literária, saberes tradicionais, Paulina Chiziane.Resumo
Este estudo analisa a construção enunciativa em “As cicatrizes do amor”, de Paulina Chiziane (2007), evidenciando como a subjetividade de uma contadora de histórias se enuncia demarcando a presença de uma “gnose africana” (MUDIMBE, 2013) na escrita literária. Procura-se mostrar como a escritora moçambicana, por meio dessa estratégia narrativa, estabelece um comprometimento ético fundamentado na possibilidade de convivência com os saberes endógenos, ou seja, “os saberes e os saberes-fazer da África contemporânea” defendidos por Obarè Bagodo (2014).
---
DOI: http://dx.doi.org/10.21881/abriluff.2016n17a380
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Revista Aabril - NEPA/UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Revista Abril serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Revista Abril. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Revista Abril utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).