Quem há de acreditar? – Um poema desconhecido de Florbela Espanca no Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v12i24.38109

Palavras-chave:

Florbela Espanca, Rui Chianca, poesia portuguesa, relações luso-brasileiras, imprensa periódica.

Resumo

A partir da pesquisa sobre a presença de escritoras portuguesas na imprensa periódica brasileira, principalmente naquela dedicada à colônia portuguesa imigrante no Brasil, localizou-se um poema assinado por “Soror Saudade” na revista Portugal, dirigida literariamente por Rui Chianca. Discute-se a possibilidade de a autoria ser de Florbela Espanca. Primeira recepção de Florbela Espanca no Brasil. Possíveis ligações entre o diretor da revista e a escritora portuguesa. Aproximações entre o poema e a escrita de Florbela Espanca. Edição do poema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andreia Alves Monteiro de Castro, UERJ
    Doutora em Literatura Comparada pela UERJ
  • Eduardo da Cruz, UERJ
    Doutor em Estudos de Literatura pela UFF (2013), Professor de Literatura Portuguesa no Instituto de Letras da UERJ, pesquisador do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura, Investigador colaborador do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

Quem há de acreditar? – Um poema desconhecido de Florbela Espanca no Brasil?. (2020). Abril – NEPA UFF, 12(24), 91-112. https://doi.org/10.22409/abriluff.v12i24.38109