Quem há de acreditar? – Um poema desconhecido de Florbela Espanca no Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v12i24.38109

Palavras-chave:

Florbela Espanca, Rui Chianca, poesia portuguesa, relações luso-brasileiras, imprensa periódica.

Resumo

A partir da pesquisa sobre a presença de escritoras portuguesas na imprensa periódica brasileira, principalmente naquela dedicada à colônia portuguesa imigrante no Brasil, localizou-se um poema assinado por “Soror Saudade” na revista Portugal, dirigida literariamente por Rui Chianca. Discute-se a possibilidade de a autoria ser de Florbela Espanca. Primeira recepção de Florbela Espanca no Brasil. Possíveis ligações entre o diretor da revista e a escritora portuguesa. Aproximações entre o poema e a escrita de Florbela Espanca. Edição do poema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Alves Monteiro de Castro, UERJ

Doutora em Literatura Comparada pela UERJ

Eduardo da Cruz, UERJ

Doutor em Estudos de Literatura pela UFF (2013), Professor de Literatura Portuguesa no Instituto de Letras da UERJ, pesquisador do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura, Investigador colaborador do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

Castro, A. A. M. de, & da Cruz, E. (2020). Quem há de acreditar? – Um poema desconhecido de Florbela Espanca no Brasil?. Abril – NEPA / UFF, 12(24), 91-112. https://doi.org/10.22409/abriluff.v12i24.38109