A outra face do escritor guineense Abdulai Sila

Autores

  • Adulai Baldé Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Maria de Fatima Maia Ribeiro Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i28.52537

Palavras-chave:

Abdulai Sila., Memórias SOMânticas., Literatura bissau guineense póscolonial., Literatura, nação e guerra de independência da Guiné Bissau., Intelectual africano, descolonização e cidadania.

Resumo

Entrevista inédita com o escritor Abdulai Sila, realizada entre os meses de outubro de 2020 e janeiro de 2021, e concedida por e-mail, revista e atualizada por Sila, em regime presencial, em Bissau (Guiné Bissau) no mês de novembro de 2021, com vistas à publicação na revista Abril. Integrada a projeto de Tese de Doutorado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia, linha de pesquisa Documentos da Memória Cultural, levanta questionamentos biográficos e críticos, articulados às produções literárias e culturais do escritor em termos dos interesses pessoais, do processo de criação e de suas relações com as coordenadas sociais e políticas da Guiné Bissau, com ênfase no livro Memórias SOMânticas (2016), corpus do projeto acadêmico em curso. Em respeito às diversidades cultural e linguística, decidiu-se pela manutenção das peculiaridades de grafia, pontuação e sintaxe do texto do escritor. Em causa, um exercício desdobrado de bilingualismo ou multilingualismo, por entre interculturalidades, em tempos de decolonialidades, trânsitos e diálogos através da literatura. Muito curiosamente, o depoimento inicial foi situado por Sila em “Salvador, 10 de janeiro de 2021”, dados mantidos na sua revisão final autorizada e encaminhada aos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adulai Baldé, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando e bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult-UFBA), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós- -Cultura/UFBA), concentração em Estudos Culturais, Identitários e Literários (2014-2017), licenciado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/2013).

Maria de Fatima Maia Ribeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Titular aposentada de Literaturas Portuguesa, Africanas de Língua Portuguesa e Comparadas da Universidade Federal da Bahia, no Instituto de Letras e nos programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Literatura e Cultura (ILUFBA) e Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/FFCH), sediado no CEAO/UFBA. Após 35 anos de docência ininterrupta na UFBA, formalizou aposentadoria parcial, permanecendo com orientações de estudantes africanos no PPGLitCult até 2021, de que resulta o trabalho em tela.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Como Citar

Baldé, A., & Maia Ribeiro, M. de F. (2022). A outra face do escritor guineense Abdulai Sila. Abril – NEPA / UFF, 14(28), 233-245. https://doi.org/10.22409/abriluff.v14i28.52537

Edição

Seção

Entrevistas