Assédio moral no trabalho

uma análise das causas e consequências do fenômeno de acordo com artigos indexados na base CAPES e no site ABET entre 2009 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v6i1.50390

Resumo

A presente pesquisa objetivou identificar, em trabalhos acadêmicos previamente publicados, tanto os fatores que suscitam à ocorrência do assédio moral no ambiente de trabalho, quanto às sequelas fomentadas por esta prática nos sujeitos e nas organizações. Foram definidas como bases de buscas o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o site da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) no período de 2009 a 2019. Através de uma abordagem qualitativa utilizou-se da metodologia revisão bibliográfica para alcançar o estado do conhecimento. Ou seja, ao longo do período estipulado, mapearam-se as causas e consequências do assédio moral comentados pelos trabalhos científicos. Com isso, foi revelado que cultura organizacional, multiplicidade de tarefas e discriminação são algumas das causas que levam à ocorrência do assédio moral. Referente às consequências, verificou-se que estas atingem tanto a vítima do fenômeno quanto as organizações, causando não só desordens psicopatológicas, psicossomáticas e comportamentais, mas também favorecendo o absenteísmo, queda de produtividade e aposentadorias precoces. Concluiu-se que, dentre os textos analisados, a cultura organizacional se apresenta muitas das vezes como o estopim de uma relação de trabalho que aporta para o assédio moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fellipe Lira Da Cunha, Universidade Federal Fluminense

Graduado na Universidade Federal Fluminense no ano de 2020.

Fernando de Oliveira Vieira, Universidade Federal Fluminense

Fernando de Oliveira Vieira possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Durante o mestrado, participou de dois programas de intercâmbio, junto às Universidades de Valencia, na Espanha, e do Minho, em Portugal. Fez doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), participando de um Programa Sanduíche, junto à Universidade de Sherbrooke, Québec, Canadá. Fez um pós-doutorado no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, no Instituto de Psicologia da UnB - Universidade de Brasília, entre 2013/2014. Atualmente, coordena o ESCOPO - Grupo de Estudos dos Coletivos de Trabalho e das Práticas Organizacionais - www.escopo.uff.br. É pesquisador e Professor Associado do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de rh, carreira, avaliação de desempenho, educação corporativa, assédio moral/sexual, prazer/sofrimento humano no trabalho.  

Lorena Esteves de Oliveira, UFF

Foi professora Substituta do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, no segundo período de 2016. Lecionou Introdução à Psicologia para as turmas de Administração Pública e Administração; Psicologia Aplicada à Engenharia para alunos da Engenharia de Produção e Engenharia de Agronegócios e; Psicologia Organizacional para os discentes de Ciências Contábeis. Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha Estado, Organizações e Sociedade, tendo sido bolsista pela CAPES (2013). Possui pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela UFF (2012) e é graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Participa do grupo ESCOPO que desenvolve estudos sobre os coletivos de trabalho e a Psicodinâmica.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Administração Brasileira