Assédio moral no trabalho

uma análise das causas e consequências do fenômeno de acordo com artigos indexados na base CAPES e no site ABET entre 2009 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v6i1.50390

Resumo

A presente pesquisa objetivou identificar, em trabalhos acadêmicos previamente publicados, tanto os fatores que suscitam à ocorrência do assédio moral no ambiente de trabalho, quanto às sequelas fomentadas por esta prática nos sujeitos e nas organizações. Foram definidas como bases de buscas o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o site da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) no período de 2009 a 2019. Através de uma abordagem qualitativa utilizou-se da metodologia revisão bibliográfica para alcançar o estado do conhecimento. Ou seja, ao longo do período estipulado, mapearam-se as causas e consequências do assédio moral comentados pelos trabalhos científicos. Com isso, foi revelado que cultura organizacional, multiplicidade de tarefas e discriminação são algumas das causas que levam à ocorrência do assédio moral. Referente às consequências, verificou-se que estas atingem tanto a vítima do fenômeno quanto as organizações, causando não só desordens psicopatológicas, psicossomáticas e comportamentais, mas também favorecendo o absenteísmo, queda de produtividade e aposentadorias precoces. Concluiu-se que, dentre os textos analisados, a cultura organizacional se apresenta muitas das vezes como o estopim de uma relação de trabalho que aporta para o assédio moral.

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Biografia do Autor

  • Luis Fellipe Lira Da Cunha, Universidade Federal Fluminense

    Graduado na Universidade Federal Fluminense no ano de 2020.

  • Fernando de Oliveira Vieira, Universidade Federal Fluminense
    Fernando de Oliveira Vieira possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Durante o mestrado, participou de dois programas de intercâmbio, junto às Universidades de Valencia, na Espanha, e do Minho, em Portugal. Fez doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), participando de um Programa Sanduíche, junto à Universidade de Sherbrooke, Québec, Canadá. Fez um pós-doutorado no Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, no Instituto de Psicologia da UnB - Universidade de Brasília, entre 2013/2014. Atualmente, coordena o ESCOPO - Grupo de Estudos dos Coletivos de Trabalho e das Práticas Organizacionais - www.escopo.uff.br. É pesquisador e Professor Associado do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de rh, carreira, avaliação de desempenho, educação corporativa, assédio moral/sexual, prazer/sofrimento humano no trabalho.  
  • Lorena Esteves de Oliveira, UFF

    Foi professora Substituta do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda, no segundo período de 2016. Lecionou Introdução à Psicologia para as turmas de Administração Pública e Administração; Psicologia Aplicada à Engenharia para alunos da Engenharia de Produção e Engenharia de Agronegócios e; Psicologia Organizacional para os discentes de Ciências Contábeis. Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha Estado, Organizações e Sociedade, tendo sido bolsista pela CAPES (2013). Possui pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela UFF (2012) e é graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2010). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Participa do grupo ESCOPO que desenvolve estudos sobre os coletivos de trabalho e a Psicodinâmica.

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Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Administração Brasileira